sábado, 12 de junho de 2021

ESTAÇÃO DA VENDA NOVA

A "ESTAÇÃO DA VENDA NOVA" trata-se de uma interface da linha "F" do Metro do Porto,  que corresponde à sexta localizada em território gondomarense. Serve a zona urbana da Venda Nova que integra a cidade de Rio Tinto, situando-se à superfície da "Cidade Jovem". Entrou ao serviço comercial em 02 de janeiro de 2011. 



FONTE DO OURO


Trata-se de fonte de espaldar, delimitada por pilastras com uma parte quadrangular avançada, coroamento em cornija, três bicas simples e tanque retangular adossado. Sob as bicas, possui dois suportes formados por arcos de ferro paralelos onde se colocam as vasilhas.

A sua construção reporta-se ao século XIX, conquanto tenha sido restaurada no ano de 1940. É de enquadramentoo urbano, encontrando-se apoiada num muro de suporte à Calçada em aparelho irregular de granito.

Localiza-se defronte ao Rio Douro, na denominada Rua do Ouro, na hoje aglutinada freguesia portuiense de Lordelo do Ouro.  Na atualidade encontra-se seca, embora na origem tenha sido abastecida pela água que nascia no cimo da Calçada do Ouro, a cuja mina davam o nome de "Mina da Cardosa".

Na construção inicial foi usado o granito nos espaldar, tanque e bicas, sendo estas, por sua vez, revestidas a cobre.