TAMEL que se pretende seja "Tamel (São Pedro de Fins)" foi uma antiga freguesia do concelho de Barcelos, extinta por aglutinação em 28 de janeiro de 2013, que tinha a área total de 2,56 quilómetros quadrados ocupada por cerca de quinhentos e trinta habitantes de ambos os sexos, o que nos conduzia à densidade populacional de duzentos e dez habitantes/quilómetro quadrado.
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TAMEL é uma infraestrutura ferroviária da Linha do Minho, na qual se situa ao ponto quilométrico (PK.59,980). Atualmente é servida pelas composições de tipologia "regional" e "inter-regional" e encontra-se provida de sanitários, sala de espera e acesso a cadeiras de rodas (deficientes). A sua inauguração deu-se em 24 de fevereiro de 1878.
Nos dias que correm possui duas vias de circulação com duzentos e setenta (270) metros de extensão, as plataformas têm ambas cento e oitenta nove (189) metros de comprimento e quarenta (40) centímetros de altura. Existe ainda uma linha de topo que servia o antigo cais de mercadorias.
Vista do edifício ferroviário na parte voltada para o
canal de circulação.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário