sábado, 7 de abril de 2018

SÉRIE 3500 DA CP.

Concretamente estamos a referir-nos a uma série de automotoras elétricas que prestam serviço nas "Unidades de Serviço da Grande Lisboa" e "Fertagus". Para se distinguirem as primeiras estão pintadas de vermelho (antes de 2011 eram verdes) e as segundas de branco e azul. As primeiras operam na rota Sintra/ Rossio, as outras fazem a ligação pela Ponte 25 de Abril, entre Lisboa e Coina/Setúbal.
Estas automotoras que habitualmente circulam em quádrupla são de dois pisos (as únicas em território português) e têm uma capacidade para quatrocentos e setenta seis passageiros. Em cada veículo motor,  nas pontas da automotora, existe um lugar reservado a cadeiras de rodas (deficientes). As cadeiras são individuais e colocadas transversalmente em dois pares. Cada banco tem o assento e as costas estofadas, com um braço para apoio no lado do corredor, podendo ser desmontados em separado nas oficinas. Para os passageiros que viajem em pé, existe um suporte de grandes dimensões que se localizam entre os bancos aliados costas a costas.
Entraram ao serviço comercial durante o ano de 1999 e apenas fazem serviços "suburbanos". Atingem a velocidade máxima de cento e quarenta quilómetros/hora, com um esforço de tração de trezentos e seis kN; sendo o tipo de tração elétrica, a potência é de 3475 kW. Foram fabricadas na totalidade trinta unidades, pelas empresas GEC Alsthom e CAF.
No perímetro ferroviário de Lisboa (Santa Apolónia)

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