quarta-feira, 26 de junho de 2013

CONSTÂNCIA!

Continuam  as belas paisagens ribeirinhas ao longo
deste troço da linha ferroviária.

Ponte rodoviária de Constança. Dada a reduzida largura
não permite o cruzamento de dois veículos em pleno
tabuleiro; daí a entrada e saida da mesma ser controlada
através de semáforos. A ponte ferroviária não interfere
com o trânsito automóvel, embora lhe seja paralela!

* CONSTÂNCIA é uma vila pertencente ao distrito de Santarém, composta por três freguesias; a da sede do concelho (homónima), Montalvo e Santa Margarida da Coutada (de que já se falou).
* O atual nome só foi, oficialmente, adquirido no ano de 1833, por interferência da rainha Dona Maria II que lhe atribui a designação devido ao apoio que a população lhe tinha dado e a sua insistência para mudar o seu antigo nome - PUNHETE - de que não gostava (imaginem como seria o gentílico...)
* É sede de um pequeno município com 80 quilómetros quadrados de área e de acordo com o recenseamento de 2011 com 4056 habitantes, resultando a densidade populacional de 50,67 habitantes/quilómetro quadrado. O município é delimitado a norte, leste e sul por terras de Abrantes e a oeste por Vila Nova da Barquinha e Chamusca.
* Ainda com o seu nome brejeiro de Punhete, esta vila ficou conhecida por ter sido local de residência de Luís Vaz de Camões, que aqui escreveu alguns dos seus poemas líricos, aquando do seu desterro no Ribatejo (entre 1546 ou 1547).  Os seus atuais habitantes são chamados de "Constancienses", datando a fundação do município de 1571.

Sem comentários:

Enviar um comentário