|
Locomotiva elétrica da série "2500" (a número 2501) - a
única que estou da série - e um locatrator da série "1150",
modelo "Sentinel". (Mais uma foto problemática) |
|
Outra fotografia problemática...Duas carruagens do antigo
"sud expresso", A primeira "restaurante/bar" a segunda
"camas". |
|
Máquina niveladora de via do empreiteiro ferroviário
"Somafel" |
|
Duas carruagens metálicas "Budd Company" que
julgo destinarem-se a integrarem o espólio museológico.
(Esta foi uma das fotos que deu polémica por parte
da "eficiente" funcionária que me acolheu no Museu) |
|
Locotrator da série 1100 (o número 1104) nas suas cores
originais e que integra o acervo do Museu Nacional Ferroviário.
Foi-me declarado que se encontra apto a circular. |
Já andava cabisbaixo pela falta de comboios. O tempo não ia de feição para que me deslocasse à procura deles; mesmo sabendo que eles são todos iguais e cada vez há menos sítios onde os ver!
|
Não pretendo criar polémica...mas estou convicto que,
em termos de comprimento, como unidade simples, é
o veículo ferroviário mais longo. Atacadeira de via
modelo "Matisa" do empreiteiro "Somafel". |
Embora não tivesse sido o destino previamente traçado, resolvi hoje, sábado dia 20, cumprir uma promessa já feita há algum tempo; dar um abraço e duas de cavaqueira com os "amigos do museu ferroviário" e calcorrear os meandros da Estação Ferroviária do Entroncamento, que me enche a alma. À parte um pequeno quipróquó surgido em plena tarde, na vista à "Rotunda das Locomotivas", única parte visitável do muito material histórico que por lá anda disperso; foi um dia que me irei lembrar por muito tempo, até pelo almoço!
|
Unidade múltipla elétrica da série 3400, que pertence aos
"comboios suburbanos do Porto" que terminou a sua
marcha, rumando ao depósito de Porto/Contumi |
Para terminar um sincero obrigado ao chefe da estação e aos seguranças e funcionários da "Refer" pelas facilidades com que me deixaram calcorrear o balastro e as travessas.
|
Estação de partida...Porto/Campanhã, vista geral da
frontaria virada para o Largo da Estação. |
(vai continuar...)
Sem comentários:
Enviar um comentário