Edifício recentemente reinterpretado onde está exposto algum material circulante, é o elemento mais caraterístico do Depósito a Vapor, uma estrutura que servia para recolha do material circulante.
* Esta é uma interpretação da antiga "cocheira das locomotivas", de forma concêntrica, que aqui existiu noutros tempos, acabando por ser implodida pela CP no ano de 1976, com a ajuda da Engenharia Militar e três cargas de dinamite, tal a resistência do edificado. Na gíria ferroviária este edifício é, muitas vezes, tratado por "Redonda".
* A nova Rotunda serve agora de espaço expositivo para algum material circulante, que não só locomotivas a vapor. Aqui pode ser apreciado outro tipo de material circulante com outras fontes de energia, para além de algumas carruagens.
(Retirado do Entroncamento, Guia Turístico, edição da autarquia, cujo exemplar me foi ofertado pela Junta do Turismo)
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Locomotiva a vapor CP 005, de duas rodas motrizes. |
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Locomotiva a vapor CP 754 e respetivo tender. (Série MD 101 a 116, até 1931; depois CPMD 2701 a 2716, até 152 e finalmente 751 a 766). Foi construida na Alemanha pela casa "Berliner Maschinenbau" no ano de 1914 e adquirida pela "Companhia Caminhos de Ferro do Estado para ser usada nas Linhas do Douro e Minho, onde rebocavam pesados comboios de mercadorias. Pertenciam aos depósitos de Porto/ /Campanhã e Contumil e ao da Régua. Apenas foram abatidas ao serviço no ano de 1972. |
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Cabina de condução da locomotiva elétrica modelo L-302. |
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Pertenceram à Sociedade Estoril, como se depreende pelo logótipo. |
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Esta série foi construida na Alemanha pela casa "AEG", no ano de 1924. Foi adquirida pela "Sociedade Estoril" para inaugurarem a eletrrificação da Linha Cais do Soidré (lisboa) a Cascais de voltagem 1500. Foi reconstruida em 1950, pela empresa portuguesa "sorefame" e batizada com o nome "Celeste" por ser da mesma série da L301, logo irmã da Amália. São as locomotivas mais antigas, elétricas, que existiram em Portugal. |
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Outra perspectiva da locomotiva a vapor CP 005 e a sua cabina de condução. |
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Foi construida em Seraing, na Bélgica, no ano de 1901 pela Sociedade Anónima John Cockerill, com o número de fabrico 2342.
(continua) |
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