* O Museu Nacional Ferroviário, que adotou como patrono um ilustre percursor , Engenheiro Armando Ginestal Monteiro, pretende dar a conhecer o passado, o presente e o futuro dos caminhos de ferro portugueses, indo à busca da história da tecnologia e ciência, bem como das mentalidades e economia que envolvem esta realidade ferroviária.
* Por outro lado, preocupa-se em apresentar as propostas de vanguarda, futuras soluções da ferrovia. É um museu de história e ciência, um museu vivo, em permanente atualização.
* Funciona no Complexo Ferroviário do Entroncamento, funcionando de terça a domingo das 14,00 às 17h30, sendo a visita acompanhada na Rotunda das Locomotivas às 14,00, 15,00, 16,00 e 17h00; podendo os bilhetes serem adquiridos na entrada do Museu. Para sessões fotográficas deverá ser solicitada a prévia autorização, visto que o material exposto não é público.
(Retirado da brochura "Entroncamento-Guia Turístico" edição da autarquia e que me foi amavelmente ofertado pela respetiva Junta (Posto) de Turismo.)
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Locomotiva a vapor CP 003. Esta série 1 a 4, até 1931 e depois 001 a 004; foi adquirida pela "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses"; destinando-se apenas aos serviços de construção de via e manobras. Serviram em todas as estações da Grande Lisboa, Entroncamento e Porto/Contumil. A série tinha como alcunha "As Ratinhas".
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Antiga carruagem de passageiros que foi transformada em "Serviços Clínicos" ambulantes ao pessoal acidentado. |
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Locotrator da série "1150", o número 1184, da marca "Sentinel" e cujo motor era de fabrico "Rolls Royce". Só foram retirados do serviço no ano de 2008. |
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Veículo motorizado de inspeção à via (Quadriciclo). |
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Quadriciclo a pedal, com travão manual às quatro rodas. Serviam para inspeção de pontes e via. |
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Locomotiva a vapor CP 042, de três rodas motrizes e que não necessitava de tender. (Série MD 81 e 82, até 1931, depois CPMD 2081 e 2082, até 1952 e posteriormente CP 041 e 042). Foram fabricadas na Bélgica em 19087, vindo a ser adquiridas pelos "Caminhos de Ferro do Estado" para circularem nas linhas do Minho e Douro, que possuiam um troço comum até Ermesinde, inaugurado no ano de 1872. Em 20 de Maio de 1875, o primeiro comboio chega a Braga, levando a bordo o Rei Dom Luiz e a Rainha Dona Maria Pia. Destinavam-se a comboios de passageiros entre o Porto e Braga ou entre o Porto e Penafiel; tendo chegado a efetuar comboios transvia entre o Porto e Aveiro. Esta série apenas foi retirada do serviço no ano de 1976. |
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Locomotiva a diesel número 1311. (Esta série de início, DE201 a 212 e depois 1301 a 1312). Foram fabricadas nos Estados Unidos da América pela empresa "The Whitcomb Locomotive Company of Rochelle". Entraram ao serviço da CP, no ano de 1952, destinando a serviços mistos (passageiros/mercadorias). Logo de início foram usadas nas linhas do Norte e Oeste, depois transitaram para a Linha da Beira Baixa,. finalizando na zona sul do país. Esta série tracionou as composições "Sud Espresso" e "Lusitânia Expresso"; estiveram afetas aos depósitos de Campolide (Lisboa), Entroncamento, Pampilhosa e Barreiro. Toda a série foi abatida ao serviço em 1987. |
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Locomotiva a diesel 1501. (A série de início foi DE101 a 106 e DE1101 a 1106, até 1952, posteriormente 1501 a 1512.) Foram fabricadas nos Estados Unidos da América pela empresa "Alco-American Locomotive Company" em 1949. Foram, igualmente, as primeiras locomotivas a diesel de grande linha que equiparam a empresa "Caminhos de Ferro Portugueses". Vieram substituir as locomotivas a vapor que faziam o percurso entre Lisboa e Vila Nova de Gaia (Linha do Norte), cujo percurso era feito em 04h50. Prestaram também bons serviços nas Linhas da Beira Alta, rebocando composições "sud expresso" e "ibérica expresso" ou comboios de mercadorias de marcha acelerada nas linhas do Norte e do Oeste. Passaram depois da eletrificação destas linhas para a região sul onde fizeram o "comboio sotavento algarvio". No fim da sua vida útil ainda se encontravam a fazer composições transvias entre o Barreiro e as Praias do Sado e comboios pesados de mercadorias. |
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Locomotiva a vapor CP 070, de três rodas motrizes e que não usava tender.
(FIM)
"texasselvagem" |
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