sábado, 4 de maio de 2013

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALENÇA!

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VALENÇA", simplesmente conhecida como "Estação de Valença", é uma interface da Linha do Minho, que serve o concelho homónimo.
* O acesso é feito pelo Largo da Estação, possuindo nas antigas cocheiras das locomotivas, uma secção museológica ferroviária, com material do século XIX, que apenas é franqueada ao público por marcação prévia. Como já tive o prazer de a visitar mais do que uma vez, recomendo uma visita, contatando o Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento.
* Além de duas linhas de topo e várias de reserva, a estação possui três vias de circulação com 397 (trezentos e noventa sete), 365 (trezentos e sessenta cinco) e 248 (duzentos e quarenta oito) metros de extensão, sendo que as gares possuem 25 (vinte e cinco) centímetros de altura e o comprimento de 154 (cento e cinquenta quatro), 141 (cento e quarenta um) e noventa e nove (99) metros.
* Esta interface é utilizada por serviços "regionais", "interregionais" e "internacionais"da operadora "Comboios de Portugal); além de ser um entreposto madeireiro para as composições de mercadorias.
* Abriu à exploração comercial no ano de 1882. Até ao final da Década de 1980, encontrou-se a circular um serviço internacional misto da "Red Nacional de Ferrocarriles Esapañoles-Renfe", com a classificação de ónibus, entre a localidade espanhola de Guillarei e a portuguesa Valença, passando por Tuy (na fronteira).
Vagão espanhol da série "Sgmms" que se encontrava
sozinho, numa das linhas de reserva.

Placa giratória  (rotunda), que ao que me foi dito,
não funciona, devido à inoperacionalidade em
demasia.

Outra perspetiva do mesmo vagão espanhol
que se destina ao transporte de toros de
madeira.

É totalmente verdade. No interior destas antigas
cocheiras existe material circulante e não só, do
século XIX. É uma secção museológica que só
abre em dias especiais ou mediante marcação
prévia. Vale bem a pena a visita!

Edifício onde funciona o "serviço de manutenção", em
estado muito razoável.

No ano de 1961, a estação foi contemplada com o 3º.
prédio das melhores floridas (concurso que era
anual e que acabou, claro!)

Aspeto da cidade de Tuy, em Espanha, tirada da praia
fluvial do Rio Minho.
Unidade tripla a diesel (UTD) da série 592, as vulgares
"camellos" espanholas. Ia fazer um regional até
Viana do Castelo.
Ponte internacional sobre o Rio Minho. É rodo-ferroviária,
sendo o tabuleiro superior para as composições sobre carris.
Curiosidade, o movimento fluvial ! 

O camelo junto à "camella" anterior.
A barriga é fruto do almoço que tinha sido
acabado de comer!
Em linha de topo, fileira de vagões da série "Ealos", que
estavam a ser carregados de madeira.
Agora, noutra linha de reserva, nova fileira de vagões
do tipo plataforma, vazios. 
A frontaria exterior do imponente edifício da estação, com
um sino no topo do relógio.

Sem comentários:

Enviar um comentário