sexta-feira, 31 de maio de 2013

SÉ DO PORTO!

Vista parcial do edifício da Sé portuense.


* A "CATEDRAL (SÉ) DO PORTO" fica situada no coração do centro histórico, sendo um dos principais e mais antigos dos seus monumentos.
* A sua construção data da primeira metade do século XII, tendo-se prolongado até ao princípio do século XIII. O primeiro edifício foi construído em estilo romântico e sofreu inúmeras alterações ao longo dos séculos, até chegar tal como hoje a conhecemos. Da época inicial datam o carater geral da fachada com as torres e a bela rosácea, além do corpo da igreja de três naves  coberto por abóbada de canhão; enquanto que a da nave central é sustentada por arcobotantes, sendo a Sé do Porto um dos primeiros edifícios portugueses onde foi empregue esse elemento arquitetónico.
* Na época gótica, por volta do ano de 1333, construiu-se a capela funerária de João Gordo (cavaleiro da Ordem dos Hospitalários e colaborador de Dom Dinis), sepultado num túmulo com jacente. Ainda desta mesma época,  data o claustro edificado a mando de Dom João I (séculos XIV/XV). Este rei casou-se em 1387 na Sé do Porto, com  Dona Filipa de Lencastre.
* O seu exterior foi muito modificado na época barroca. Em 1736, o arquiteto italiano Nicolau Nasoni acrescentou uma belíssima galilé barroca à fachada lateral. Por alturas de 1772 construiu-se um novo portal, substituindo o romântico original. As balaustradas e as cúpulas das torres são também da época barroca.
* À esquerda da capela-mor, vê-se um magnífico altar de prata, construído na segunda metade do século XVII por vários artistas portugueses e que foi salvo das tropas francesas, em 1809, devido à construção apressada de uma parede de gesso. Na mesma área constata-se, essencialmente, a imagem medieval de Nossa Senhora da Vandoma (padroeira da cidade).
* No século XVII a capela-mor original românica - dotada de um deambulatório - foi substituída por uma maior em estilo barroco. Já o altar-mor, construido entre 1727 e 1729, é uma obra de elevada importância do barroco joanino, projetado por Santos Pereira e esculpido por Miguel Francisco da Silva. As pinturas murais da capela-mor são da autoria de Nasoni.
* O transepto sul dá acesso aos claustros do século XIV e à Capela de São Vicente. Uma graciosa escadaria do século XVIII de Nasoni conduz aos pisos superiores, onde os painéis de azulejos exibem a vida da Virgem e as Metamorfoses de Ovídio.
* A Sé integra três belos orgãos; sendo um deles, no coro alto, a marca em Portugal de um período que dá início ao desenvolvimento organístico. Trata-se de um orgão, construído por Jann - o mesmo construtor do da Igreja da Lapa (Porto) - ambos devidos ao empenho e iniciativa do Cónego Ferreira dos Santos.(a)

(a) ANTÓNIO FERREIRA DOS SANTOS, cónego da Sé do Porto e afamado organista, nasceu em Guidões, freguesia da Trofa, em 256 de Junho de 1936.  

Sem comentários:

Enviar um comentário