sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A PÉ OU A CAMINHAR...

PONTE DO FREIXO


* A "PONTE DO FREIXO" é uma das seis pontes que ligam as cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia, atravessando o rio Douro. É rodoviária.
* Das pontes que ligam as duas cidades, está é a que está mais a montante do rio Douro, cruzando a autoestrada 20 (A20), o itinerário principal 1 (IP1) e a Estrada Nacional 1 (E01). Foi projetada pelo Professor ANTÓNIO José Luís dos REIS, sendo construída na tentativa de minimizar os congestionamentos no tráfego automóvel que, diariamente, acontecem nas Pontes da Arrábida e de Luiz I, em especial desde finais da década de 1980.
* Efetivamente, trata-se de duas pontes construídas lado a lado, afastadas 10 centímetros uma da outra. A ponte tem oito vãos, o principal com 150 metros e é de cariz rodoviário, como já se disse. Possui oito vias de circulação - quatro em cada sentido - mas com um tabuleiro a cotas inferiores à de todas as restantes pontes que ligam as duas cidades vizinhas.
* A "Ponte do Freixo" foi inaugurada em setembro de 1995 pela então Junta Autónoma das Estradas (JAE).
* Em média e por dia ela é usada por 95 mil carros, considerando todas as categorias.
(Fotografia do acervo do autor)
    

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013, 2ª FASE, CAPÍTULO III

SANTUÁRIO DE SÃO TORCATO


O "SANTUÁRIO DE SÃO TORCATO" localiza-se no vale central da freguesia vimaranense homónima, desenvolvendo-se à sua volta toda a povoação.
* O templo é de estilo híbrido, tendo elementos clássicos, góticos, renascentistas e românicos; encontrando-se todo construído em cantaria de pedra de granito da região, considerando-se uma obra prima do neomanuelino. A construção ter-se-á iniciado em 1871, prolongando-se até aos dias de hoje (!) O gosto eclético nasce dentro do contexto da época, com predomínio de elementos decorativos  neo-românicos. As suas dimensões são deveras consideráveis.
* A fachada é constituída por duas torres e um corpo central. Em planta, o templo tem a forma de cruz latina. No seu interior encontra-se o corpo incorruto de São Torcato.
* No exterior do Santuário, existe um adro que possui no fundo - de frente para o Santuário - um parque enfeitado com frondosas tileiras e plátanos. Para se aceder a este Parque (a população chama-o de Parque do Mosteiro), utiliza-se uma enorme escadaria, que dá ligação ao templo. No mesmo parque pode-se encontrar dois coretos e duas grandes fontes de água.
Frontaria! Magnífico...

Enquanto Presidente da República, o Doutor Mário Soares
dignou-se fazer uma visita ao Santuário.

Outra homenagem...

O antigo Chefe de Estado, contra-almirante Américo de Deus
Rodrigues Thomaz também marcou presença.

Com uma venerada vénia...a sacristia!

Uma das torres fura por entre o arvoredo!

Vista parcial da parte lateral, vendo-se dois dos quatro
relógios existentes.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - 2ª FASE, CAPÍTULO II

F A F E 

* "FAFE" é uma cidade portuguesa que pertence ao distrito de Braga, cuja área é de 219,08 quilómetros quadrados, com uma população residente - pelo recenseamento de 2011 - de 50633 habitantes e tem como orago a Nossa Senhora de Antime. Em relação ao anterior recenseamento populacional - ano de 2001 - houve um decréscimo de população de 3,4%. O concelho encontra-se dividido em 24 freguesias, sendo limitado a norte pelos municípios de Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho,  a leste por Cabeceiras e Celorico de Basto, a sul por Felgueiras e a oeste por Guimarães.
* Desde a sua fundação, no ano de 1513 e até 1840 o concelho designava-se por MONTELONGO ou MONTE LONGO.
* A sua elevação a cidade aconteceu em 23 de agosto de 1986, sendo que a elevação a vila se havia dado em 1840. Uma das suas freguesias tem o estatuto de vila desde 12 de junho de 2009 - São Romão de Arões.
* Na pleinitude da linha férrea de Guimarães, o concelho dispunha de uma estação onde se efetuavam despachos de grande e pequena velocidade. Os seus habitantes são conhecidos por "fafenses".
Antigo cais de mercadorias que hoje funciona como
oficina.

O antigo edifício ferroviário na parte voltada para a via
pública.

A antiga infraestrutura está agora ocupada pela "Indáqua",
empresa pública de abastecimento de água ao concelho.
A conservação é excelente...

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - SEGUNDA FASE!

QUEIMADELA


* "Queimadela" é uma localidade do concelho de Fafe, com a área de 10,27 quilómetros/quadrados e uma população residente - recenseamento de 2011 - de 490 habitantes, daqui resultando uma densidade populacional de 47,70 habitantes/quilómetro quadrado. Tem como orago o São Pedro.
* Foi sede de uma freguesia extinta no ano em curso, no âmbito de uma profunda reforma administrativa nacional, para em conjunto com a também extinta freguesia do Monte, formar a atual freguesia designada por "União das freguesias do Monte e Queimadela".
* Os lugares que a compõem são: Ameixedo, Argande, Assento, Cabanas, Calcões, Cheda, Igreja, Pondres, Pontido, Repulo, Ribeiras, Santa Cruz e Vila Franca.
* Na sua área geográfica situa-se a "Barragem da Queimadela" no rio Vizela, anexa à qual existe uma praia fluvial vigiada das 10 às 17h00, diariamente, durante o período estival. Tem também um parque de campismo bastante frequentado, essencialmente nesta época.
Parte da albufeira que se forma no local..

Pequeno cais para amarração dos caiaques que podem
navegar neste troço.

Outro aspeto da albufeira de águas límpidas.

Vista parcial da praia fluvial.

NA.: Não confundir com a freguesia homónima do concelho de Armamar, no distrito de Viseu, pois Fafe é do distrito de Braga e também nada tem a haver com a sensação do contato de um objeto a ferver com o corpo humano.

sábado, 17 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - PARTE XIV

Brasão de armas de Foz do Arelho
Brasão da vila

Foz do Arelho: vista da praia.
Fotografia mostrando uma vista parcial da praia

FOZ DO ARELHO


* A "FOZ DO ARELHO" é uma vila e freguesia  do concelho das Caldas da Rainha, com a área de 9,62 quilómetros quadrados e com uma população residente - recenseamento de 2011 - de 1339 habitantes, o que equivale a uma densidade populacional de cerca de 139 habitantes/quilómetro quadrado. Tem como orago a Nossa Senhora da Conceição.
* A sua fundação data de julho de 1919, conforme a Lei número 839; tendo sido elevada à categoria de vila em 12 de junho de 2009.
* É deveras conhecida como destino de férias de Verão, visto ter praias não somente viradas para o oceano Atlântico, mas também na orla da Lagoa de Óbidos.
* A ocupação do sítio remonta a um povoado piscatório da paróquia da Serra do Bouro. Com a criação das freguesias manteve-se como povoado daquela freguesia, da qual foi desanexada no ano de 1919.
* É impossível falar de uma história sobre esta localidade, sem falar da Lagoa de Óbidos, à qual está - e sempre estará - intimamente ligada.  Essa ligação é, praticamente visceral, começando por ser na Lagoa que o povoado ganhou pelo menos parte do seu nome, por se encontrar na foz de um rio; porém não existe qualquer rio Arelho, fato de não deixa de ser intrigante.
* Um dos fluxos populacionais que marcou a freguesia foi o da "instalação" dos retornados das ex-colónias, pós 25 de Abril.
* Uma das referências históricas da povoação é a QUINTA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, do século XVI, no centro histórico, em torno da qual a mesma se foi desenvolvendo. Nela, hoje, lá funcionam as instalações do "Inatel", com uma das maiores unidades hoteleiras do país, resultantes de um completa remodelação do palácio original.
* Figuras ilustres fizeram desta terra, local de veraneio, como FRANCISCO DE ALMEIDA GRANDELLA (o fundador dos grandes armazéns homónimos em Lisboa, destruídos no incêndio do Chiado); JOÃO SOARES (renomado pedagogo que aqui fez a estância de férias do Colégio Moderno); o VISCONDE DE MORAES; O VISCONDE DE ALMEIDA ARAUJO (Joaquim Palhares de Almeida Araujo, também visconde) e o próprio rei Dom CARLOS I.    

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - PARTE XIII

Embarcação de pesca artesanal. Esta encontra-se numa
rotunda em frente à praia, mas é do mesmo tipo das que
ainda labutam no mar.

Os pequenos acidentes pesqueiros. Nas redes vieram doze
golfinhos; quatro dos quais não sobreviveram. Embora
perdendo o peixe, os restantes oito foram salvos e
levados para alto mar.

Bem...não sei a quem contemplar! A viatura? A bela?
Talvez todo o conjunto!

PRAIA DE MIRA


* A "PRAIA DE MIRA" é uma vila e freguesia do concelho de Mira, com a área de 39,82 quilómetros quadrados e 3147 habitantes - recenseamento de 2011 - o que perfaz a densidade populacional de 79 habitantes/quilómetro quadrado.
* Esta praia é a única praia do Mundo com a "bandeira azul" durante mais de 25 anos consecutivos.
* Tem como orago a Nossa Senhora da Conceição.
* Uma das mais conhecidas referências de "Palheiros de Mira", data de 1875 que ao referir-se à sede do concelho diz que "está distante 6 quilómetros do oceano, tem estrada para palheiros de Mira, na praia do Mar e onde quase todos os habitantes são pescadores".
* Em meados dos anos 50 do século passado haviam mais de 600 construções em madeira. A grande originalidade deste aglomerado piscatório ou agrícola era ...isso mesmo, a sua arquitetura de madeira que - sem ser exclusiva da região completamente desprovida de pedra e com abundância de pinhais - adquiriu aqui a sua expressão mais pura, porque as casas chegavam a atingir dois e três andares, com dimensões não encontradas em outras praias, o que aconteceu até finais dos anos 60. A própria capela ainda existente junto ao mar, é de madeira, pintada de  azul e branco, sendo um dos principais "ex-libris" desta povoação.  

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - PARTE XII

Ó B I D O S


* "ÓBIDOS" é uma vila e sede do concelho homónimo que pertence ao distrito de Leiria. Possui de área 142,17 quilómetros/quadrados, com 11772 habitantes, segundo o recenseamento de 2011, o que dá a densidade populacional de cerca de 83 habitantes/quilómetro quadrado. Tem como orago a Santa Maria. A fundação deste concelho data de 1195, sendo o gentílico "Obidense". O concelho abrange nove freguesias a saber: A-dos-Negros, Amoreira, Gaeiras, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro, Sobral da Lagoa, Usseira e Vau.
Uma das entradas na vila, com as muralhas em fundo

* O município é delimitado a nordeste e leste pelo município das Caldas da Rainha, a sul pelo concelho do Bombarral, a sudoeste pela autarquia da Lourinhã, a oeste por Peniche e a noroeste tem costa no oceano Atlântico.
* Ao invés do que se poderá pensar, a denominação "Óbidos" nada terá a haver com a parónima "óbitos", derivando sim, do termo latino "oppidum" que significa "cidadela", "cidade fortificada". Nas suas proximidades erguia-se a povoação romana com o estranho nome de "Eburobrittium"
* Foi tomada aos Mouros no ano de 1148, recebendo a primeira carta de foral em 1195, no reinado de Dom Sancho I. Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas, das quais, Urraca de Castela (esposa de Dom Afonso II), Rainha Santa Isabel (esposa de Dom Dinis), Filipa de Lencastre (esposa de Dom João I), Leonor de Aragão (esposa de Dom Duarte), Leonor de Portugal (esposa de Dom João II), entre outras.
* A área amuralhada corresponde sensivelmente a 14,5 hectares.
* Foi de Óbidos que nasceu o concelho das Caldas da Rainha, que anteriormente se denominava por Caldas de Óbidos. A mudança do determinativo ficou a dever-se às longas temporadas que aí passava a Rainha Dona Leonor.
* A 16 de fevereiro de 2007, o castelo da vila recebeu o diploma de candidata como uma das sete maravilhas de Portugal.
Os medievos permitem ou não a passagem...

Grande parte das travessas e ruelas são
em escadas de pedra. Vila deveras florida!

Este tipo deve ter a mania que é famoso...
Aparece em todas as frentes, chiça!

Loja de artesanato diverso.

O meio de transporte mais usual dentro da vila...só existe
um "grande" senão! Não estão habituados a usar os "wc."  

Não, não é o Dom Ramiro...mas a frase é dele! 

Do alto das muralhas...creio ser a linha do oeste!

De outro ângulo a mesma linha ferroviária.

Igreja matriz integrada nas muralhas.

As crianças divertem-se...

A donzela brinca...

domingo, 11 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - PARTE XI

P E N I C H E 

* "PENICHE" é uma cidade portuguesa , pertencente ao distrito de Leiria, que tem como orago o São Pedro. A sua fundação data do ano de 1609. A sua área é de 77,55 quilómetros quadrados, sendo os habitantes - pelo recenseamento de 2011 - de 27.753, o que vem a perfazer a densidade populacional de 357,87 habitantes/quilómetro quadrado. 
Vista parcial do porto de pesca e da marina de Peniche. 

Embarcações "salva-vidas" do ISN (Instituto de
Socorros a Náufragos), acostadas junto à marina. 
Vista parcial do forte de Peniche que fica
sobranceiro a uma das extensas praias.
Vastidão das suas praias rochosas e águas tranquilas!
Um pequeno cabo onde se pode ver um moinho de água.
Rochedos, areal e frequentadores...
Uma parte da fortificação, que nesta zona é chamada
por "portas de Peniche".
Sereia amarantina em rochedos, perto da costa.
Controlador de sereias com a atenção devida!

Edifício da delegação de Peniche e posto de socorro do ISN.

* O concelho é composto por seis freguesias, que são: Ajuda, Atouguia da Baleia, Conceição, Ferrel, São Pedro e Serra d'El Rei. O gentílico dos seus habitantes é "Penicheiro" ou mais popularmente "Penichense". O município é limitado a leste pelo município de Óbidos, a sul pela Lourinhã, a oeste e norte pelo Oceano Atlântico. A povoação foi elevada a vila no ano de 1609 e a cidade em 01 de fevereiro de 1988.
* A cidade de Peniche está localizada numa península com aproximadamente dez quilómetros de perímetro criada por um tômbolo. O extremo mais ocidental da península é o Cabo Carvoeiro; sendo que onze milhas a oeste se situa o arquipélago das Berlengas, que, hoje, é uma reserva natural onde se encontram espécies raras de flora, aves e peixes. A costa tem aspetos surprendentes e deslumbrantes, formada por imponentes rochedos, extensas e belas praias de banhos. 
* Durante muitas décadas, a principal atividade económica do concelho foi a pesca, cujo porto se situa na costa sul da península, sendo um dos principais de pesca portugueses.
* Encontra-se em estudo a hipótese de existirem fontes de energia não renovável nas águas de Peniche, sendo provável a exploração de petróleo ao largo da costa, dentro de poucos anos.
* A cidade é, também, conhecida pelas condições excelentes que possui para a prática de desportos náuticos, tais como, o "Surf", "Bodyboard" ou o mergulho.






quinta-feira, 8 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - PARTE X

Igreja de São Leonardo e respetivo pelourinho.

IGREJA DE SÃO LEONARDO


* A  "IGREJA DE SÃO LEONARDO" localiza-se na freguesia de Atouguia da Baleia, vila do concelho de Peniche e distrito de Leiria.
* Terá sido construída anteriormente ao século XII. Diz a tradição local que terá funcionado como Igreja Visigótica e mesquita islâmica.
* Está classificada como Monumento Nacional pelo Decreto número 37450, publicado no Diário do Governo número 129, de 16 de junho de 1949.
* É um templo em estilo romano-gótico. No seu exterior destacam-se a torre sineira e um portal com vários arcos em ogiva.
* O interior divide-se em três naves escalonadas, predominando arcos ogivais e colunas cilíndricas. O teto é de madeira. Diz a lenda local (e os mais antigos habitantes confirmam) que esse teto foi suportado pelos ossos da baleia que deu à costa, cerca do século XVI e que contribuiu para a mudança do topónimo da vila para Atouguia da Baleia. Permanece no interior da igreja um dos ossos já petrificado.
* Existem inúmeras peças de arte no interior da igreja, das quais se destacam o baixo relevo da Natividade - na parede frontal - que terá sido ofertada à Rainha Santa Isabel e o presépio da Escola Machado de Castro. 

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - PARTE IX

BALEAL


Capela do Baleal
* "BALEAL" é uma pequena ilha situada ao norte de Peniche, na região portuguesa do oeste, separada do continente por um tômbolo, formando uma praia de areia branca muito fina. Na continuidade da enseada existem ainda a ilhota das Pombas e o ilhéu de Fora.
* A designação (que nada tem a haver com baleias...) provem da função que estes rochedos desempenharam no passado, como local de baleação.
*  Inserida no concelho de Peniche, a ilha do Baleal tornou-se local de veraneio com um potencial para desportos náuticos. Dado o seu formato, tipo península, o Baleal e Peniche oferecem condições únicas na  Europa para a prática do "surf" e "body-board", havendo no local escolas para o ensino de todos os desportos náuticos.
* Foi, concretamente, no Baleal que foi criada, no ano de 1993, a primeira escola de "surf" e "surf camp" de Peniche.
Praia do Baleal, de bandeira azul, na parte voltada para
Peniche.

O único acesso possível ao Baleal, que no inverno isola
a ilha.

Uma pequena amostra dos rochedos, com
o sol a fazer de espelho.

Em cima de rochedos e rodeado de calhaus e pedras!
A expressão não mostra a felicidade...
 

FÉRIAS DE 2013 - PARTE VIII

LUGAR DA ESTRADA

* O "LUGAR DA ESTRADA" situa-se a quatro quilómetros da sede do concelho de Peniche.
* A localidade tem a sua festa anual em agosto em honra do Mártir São Sebastião. Este lugar tem ótimos locais para pernoitar e fica a poucos quilómetros da famosa praia da Consolação. 
* No número 70
No primeiro piso ficam quatro quartos com casa de banho
privativa, plasma e DVD. Os ocupantes têm direito a um
cesto de fruta da época, sumos e água para a ceia. 
da Rua Nossa Senhora da Esperança, fica o alojamento particular denominado por "Faz as Pazes", que inclui cozinha tradicional portuguesa, onde passei duas noites e que aconselho vivamente, embora seja desprovido de luxos.  

terça-feira, 6 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - PARTE VII

PRAIA DA CONSOLAÇÃO


* A "PRAIA DA CONSOLAÇÃO" é dotada de excelentes condições terapêuticas; numa aberta enseada, o iodo acumulado aliado a outras condições naturais - e pela exposição ao Sol - proporciona o bem estar de numerosas pessoas que nela procuram, com êxito, a cura dos seus males de origem reumática e óssea.
* Sendo único no continente europeu, este fato, leva à "Consolação", anualmente muitos milhares de pessoas.
* Do lado norte, a paisagem é completamente diferente. A partir do forte avista-se um largo e muito extenso areal que se prolonga por quilómetros em direção a Peniche. Banhada pelo mar de ondulação forte, esta praia é deveras apreciada pelos praticantes de "surf" e "windsurf".

NA.: Foi comprovado durante os dois dias que por lá passei...sem qualquer conselho médico!
Iodo...

Imensidão...

O espantalho de boné...

Numa de muitas esplanadas, aguarda-se para restabelecer
o estômago com um prato de lulas grelhadas!

Praia de bandeira azul, cujo areal se prolonga até Peniche...
ao fundo!.