quinta-feira, 15 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - PARTE XII

Ó B I D O S


* "ÓBIDOS" é uma vila e sede do concelho homónimo que pertence ao distrito de Leiria. Possui de área 142,17 quilómetros/quadrados, com 11772 habitantes, segundo o recenseamento de 2011, o que dá a densidade populacional de cerca de 83 habitantes/quilómetro quadrado. Tem como orago a Santa Maria. A fundação deste concelho data de 1195, sendo o gentílico "Obidense". O concelho abrange nove freguesias a saber: A-dos-Negros, Amoreira, Gaeiras, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro, Sobral da Lagoa, Usseira e Vau.
Uma das entradas na vila, com as muralhas em fundo

* O município é delimitado a nordeste e leste pelo município das Caldas da Rainha, a sul pelo concelho do Bombarral, a sudoeste pela autarquia da Lourinhã, a oeste por Peniche e a noroeste tem costa no oceano Atlântico.
* Ao invés do que se poderá pensar, a denominação "Óbidos" nada terá a haver com a parónima "óbitos", derivando sim, do termo latino "oppidum" que significa "cidadela", "cidade fortificada". Nas suas proximidades erguia-se a povoação romana com o estranho nome de "Eburobrittium"
* Foi tomada aos Mouros no ano de 1148, recebendo a primeira carta de foral em 1195, no reinado de Dom Sancho I. Óbidos fez parte do dote de inúmeras rainhas, das quais, Urraca de Castela (esposa de Dom Afonso II), Rainha Santa Isabel (esposa de Dom Dinis), Filipa de Lencastre (esposa de Dom João I), Leonor de Aragão (esposa de Dom Duarte), Leonor de Portugal (esposa de Dom João II), entre outras.
* A área amuralhada corresponde sensivelmente a 14,5 hectares.
* Foi de Óbidos que nasceu o concelho das Caldas da Rainha, que anteriormente se denominava por Caldas de Óbidos. A mudança do determinativo ficou a dever-se às longas temporadas que aí passava a Rainha Dona Leonor.
* A 16 de fevereiro de 2007, o castelo da vila recebeu o diploma de candidata como uma das sete maravilhas de Portugal.
Os medievos permitem ou não a passagem...

Grande parte das travessas e ruelas são
em escadas de pedra. Vila deveras florida!

Este tipo deve ter a mania que é famoso...
Aparece em todas as frentes, chiça!

Loja de artesanato diverso.

O meio de transporte mais usual dentro da vila...só existe
um "grande" senão! Não estão habituados a usar os "wc."  

Não, não é o Dom Ramiro...mas a frase é dele! 

Do alto das muralhas...creio ser a linha do oeste!

De outro ângulo a mesma linha ferroviária.

Igreja matriz integrada nas muralhas.

As crianças divertem-se...

A donzela brinca...

Sem comentários:

Enviar um comentário