Brasão da vila |
Fotografia mostrando uma vista parcial da praia |
FOZ DO ARELHO
* A "FOZ DO ARELHO" é uma vila e freguesia do concelho das Caldas da Rainha, com a área de 9,62 quilómetros quadrados e com uma população residente - recenseamento de 2011 - de 1339 habitantes, o que equivale a uma densidade populacional de cerca de 139 habitantes/quilómetro quadrado. Tem como orago a Nossa Senhora da Conceição.
* A sua fundação data de julho de 1919, conforme a Lei número 839; tendo sido elevada à categoria de vila em 12 de junho de 2009.
* É deveras conhecida como destino de férias de Verão, visto ter praias não somente viradas para o oceano Atlântico, mas também na orla da Lagoa de Óbidos.
* A ocupação do sítio remonta a um povoado piscatório da paróquia da Serra do Bouro. Com a criação das freguesias manteve-se como povoado daquela freguesia, da qual foi desanexada no ano de 1919.
* É impossível falar de uma história sobre esta localidade, sem falar da Lagoa de Óbidos, à qual está - e sempre estará - intimamente ligada. Essa ligação é, praticamente visceral, começando por ser na Lagoa que o povoado ganhou pelo menos parte do seu nome, por se encontrar na foz de um rio; porém não existe qualquer rio Arelho, fato de não deixa de ser intrigante.
* Um dos fluxos populacionais que marcou a freguesia foi o da "instalação" dos retornados das ex-colónias, pós 25 de Abril.
* Uma das referências históricas da povoação é a QUINTA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE, do século XVI, no centro histórico, em torno da qual a mesma se foi desenvolvendo. Nela, hoje, lá funcionam as instalações do "Inatel", com uma das maiores unidades hoteleiras do país, resultantes de um completa remodelação do palácio original.
* Figuras ilustres fizeram desta terra, local de veraneio, como FRANCISCO DE ALMEIDA GRANDELLA (o fundador dos grandes armazéns homónimos em Lisboa, destruídos no incêndio do Chiado); JOÃO SOARES (renomado pedagogo que aqui fez a estância de férias do Colégio Moderno); o VISCONDE DE MORAES; O VISCONDE DE ALMEIDA ARAUJO (Joaquim Palhares de Almeida Araujo, também visconde) e o próprio rei Dom CARLOS I.
Sem comentários:
Enviar um comentário