segunda-feira, 5 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - PARTE III

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO


* A "IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO", que também é conhecida por "Real Capela de Nossa Senhora da Conceição", situa-se na freguesia e vila de Atouguia da Baleia, concelho de Peniche e distrito de Leiria.
* Foi edificada por ordem da Santa Casa da Misericórdia da vila e financiada com esmolas do povo e de algumas figuras da nobreza portuguesa do século XVI, nomeadamente a rainha Dona Maria Sofia de Neuburgo (a), segunda esposa de Pedro II de Portugal. As obras tiveram início a 10 de maio de 1694, tendo sido concluídas a 09 de abril de 1698.
* O templo apresenta os estilos maneirista e barroco, tendo sido construída, provavelmente, segundo o traço do arquiteto João Antunes. As caraterísticas maneiristas são visíveis na conjugação das massas e volumes, sendo que a dinâmica barroca é-lhe conferida pelo frontão da empena e pelo jogo de contrastes de materiais empregues no exterior e no programa decorativo do interior.
* O edifício é composto de uma nave, capela-mor, duas sacristias com átrio, dois torreões de planta quadrada, salientes dos dois lados da fachada principal e uma vasta alpendrada que rodeia a nave. Todos os espaços são cobertos por abóbadas de aresta, à execeção da nave que tem abóbada de berço.
* Na nave destaca-se o coro alto, sustentado por duas colunas de madeira pintada, imitando o mármore, dois púlpitos com base em mármore, duas pias de água benta - também em mármore - esculpidas em forma de concha e dois altares  laterais com retábulos em madeira policromada. Um arco triunfal de volta perfeita abre para a capela-mor. São visíveis as cantarias, com frontões redondos, de duas portas que se encontram entaipadas e que ligavam a nave aos dois átrios das sacristias. É iluminada por onze janelões e uma rosácea; existindo mais cinco janelões, dos quais dois se encontram entaipados e os restantes fechados por postigos em madeira.
* A capela-mor é inteiramente forrada a mármore, à exceção de dois medalhões em pintura mural, com incrustações de rosa, branco, amarelo, vermelho e negro, desenhando motivos decorativos, ostenta beleza e imponência. A imagem da padroeira encontra-se dentro de um baldaquino de talha dourada e vidro. Na sacristia sul destaca-se um arcaz de pau-preto, que guarnece toda a parede e uma fonte com lavatório e cabide, tudo isto em mármore.

(a) Maria Sofia ISABEL  de Neuburgo, nasceu no Palácio Benrath, em Dusseldorf, em 06 de agosto de 1666 e expirou no Paço da Ribeira, em Lisboa, a 04 de agosto de 1699 (vésperas de completar 33 anos de idade). Foi casada durante doze anos e teve sete filhos. A sua morte foi devida a um ataque de erisipela no rosto e na cabeça.

Frontaria da Igreja de Nossa Senhora da Conceição,
em Atouguia da Baleia.

Parte lateral do mesmo edifício eclesiástico.





Sem comentários:

Enviar um comentário