segunda-feira, 4 de setembro de 2017

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MURO

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MURO" que aquando da sua inauguração em 15 de março de 1932 pela então "Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal", foi designada como "Estação Ferroviária de São Cristovão de Muro", foi uma interface da linha de Guimarães, na qual se situava ao ponto quilométrico (PK.) 18,3. Encontra-se encerrada desde o ano de 2001 e no mais completo estado de abandono.
Aquele que foi o edifício ferroviário na parte
voltada para o largo exterior.

O esqueleto do edifício que funcionou como estação
agora na parte voltada para o canal que foi da ferrovia.
O meu particular amigo e também colega destas
"andanças" João Ribeiro da Silva passa a vistoria
ao granito amontoado.

Era  o armazém das mercadorias que foi servido por
uma linha de topo.

Local por onde circulava o canal ferroviário.


* A estação em causa encerrou devido à projetada expansão da linha C (verde) da "Metro do Porto" até à cidade da Trofa, mas que continua sem sair da cartola, mantendo-se os moradores sem qualquer acesso à ferrovia e sem previsão de isso poder vir a acontecer ... Necessário mesmo foi acabar com o transporte ferroviário!

sábado, 2 de setembro de 2017

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE PINHEIRO DA BEMPOSTA

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PINHEIRO DA BEMPOSTA" é uma interface da linha do Vouga, na qual se localiza ao ponto quilométrico (PK.) 43.638 e cujo acesso é efetuado pela Rua de São Paio daquela localidade homónima do concelho de Albergaria-a-Velha. Foi inaugurada em 01.abril.1909 e é servida pelas composições de tipologia "regionais".
Como a composição se estava a aproximar, parou, o funcionário
saiu com a manivela, fechou as cancelas, a composição avançou
e esperou pelo funcionário ... MODERNICES! 

Dresine de via métrica que se cruzou com a composição
regional em que viajava.

APEADEIRO DE UL

* UL é uma  localidade que integra o concelho de Oliveira de Azemeis, sendo talvez a única localidade portuguesa com apenas duas letras na sua designação.
A pequena infraestrutura ferroviária que hoje já não
está tão bem conservada.
* Possui um apeadeiro ferroviário localizado ao ponto quilométrico (PK.) 35,280 da linha do Vale do Vouga, que é a sobrevivente com circulação da via métrica em Portugal. Foi inaugurado em 01 de abril de 1909, sendo servido pelas composições de tipologia "regional".

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

PINHÃO

Por mero acaso não se vai falar de nozes nem de pinhões comestíveis.


* PINHÃO é uma freguesia e vila do concelho de Alijó que tem a pequena área de três quilómetros quadrados e quase seiscentos e cinquenta habitantes, pelos resultados do recenseamento do ano de 2011, equivalendo a uma densidade populacional de duzentos e dezasseis (216) quilómetros quadrados.
* A vila localiza-se na margem direita do rio Douro e é um dos grandes centros da região demarcada do Vinho do Porto, aqui se encontrando diversas quintas produtoras daquele vinho generoso.
* Como curiosidade, diga-se que foi a primeira freguesia de todo o distrito de Vila Real a ser beneficiada por telefone público, distribuição postal, água canalizada ao domicílio e por uma Casa do Povo.
* Apesar da sua população residente ter vindo a diminuir, à semelhança do que acontece um pouco por todo o interior português, a localidade recebe uma média anual de quatrocentos mil turistas.
Toneis em cimento para guarda do precioso nectar.
 
A típica paisagem  duriense.
 
Vinhedos em socalcos e grandes quintas.
 
O célebre barco rabelo com a ponte sobre o rio Douro

 
O cais de acostagem já se torna acanhado pra tão
elevado número de embarcações.




ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PINHÃO

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DO PINHÃO" é uma interface da linha do Douro, na qual se situa ao ponto quilométrico (PK.) 126,830 e que serve a vila do Pinhão, no concelho vilarrealense de Alijó. O acesso é efetuado pelo Largo da Estação.
Quadriciclo motorizado bem conservado, que é
uma peça de museu.

Antigo cais das mercadorias. Sem utilidade mas
bem conservado.

Toma de água bem conservada e que creio ainda fazer
serviço para o "comboio histórico a vapor"(!)
* É servida pelas composições de tipologia "regionais" e "inter-regionais", encontrando-se provida de estação de camionagem, praça de táxis, bilheteira, sanitários, sala de espera, posto telefónico e acesso a cadeiras de rodas.
* Atualmente possui duas  vias de circulação com duzentos e oitenta quatro (284) metros de extensão, tendo as plataformas cento e quarenta cinco (145) e cento e noventa oito (198) metros de comprimento e a altura de quarenta e cinco (45) centímetros. Tem ainda uma linha de topo e outra de reserva que serve de acesso à antiga oficina.
* A via férrea chegou à freguesia no ano de 1879, contudo a estação apenas foi inaugurada a 01 de junho de 1880.
* No ano de 1935, o então "Instituto do Vinho do Porto-IVP" doou os azulejos que haviam sido produzidos pela Fábrica Aleluia de Aveiro, que foram colocados durante todo o ano de 1937 e que ainda hoje podem ser admirados em todas as fachadas do edifício.
O edifício que funcionava como dormitório do pessoal.

Depósito de água no perímetro da estação.

Homenagem ao trágico Cachão da Valeira.

A fachada principal do edifício na parte voltada
para o exterior.

A paisagem vinhateira aqui bem retratada.
Aqui fazia-se a lubrificação do material circulante, pelo
que existe uma linha de reserva.

Vista geral do edifício ferroviário da parte do canal de
circulação, em dia de bastante frequência.

Cá temos a linha de topo que servia o antigo armazém
de mercadorias.


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quinta-feira, 27 de julho de 2017

PRAIA DA ROCHA

* A "PRAIA DA ROCHA" integra a cidade e concelho de Portimão. Possui cerca de quilómetro e meio de areia fina e dourada, tendo numa das suas extremidades o "Forte de Santa Catarina" edificado no século XVII (dezassete) para defesa da barra do rio Arade que tem a sua foz em pleno oceano Atlântico. O seu nome deve-se às inúmeras rochas rochedos que embelezam a paisagem e acalmam as águas oceânicas.
Daqui deriva o nome da praia. 

Águas calmas.

quarta-feira, 26 de julho de 2017

EDIFÍCIO TARIK

É no apartamento 7 no sétimo piso que usufrui de sete
noites de férias.
O imóvel é composto por vinte e um pisos,. todos
destinados a habitação de diferentes tipologias.


* TARIK, de seu nome Tariq ibn Ziyad, foi um líder militar que no ano de 711 comandou o exército que conquistou a Península Ibérica, na época ocupada pelos visigodos. Viveu entre os anos de 670 a 720 (antes de Cristo os anos decresciam).