* A"ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE FONTELA", popularmente conhecida como "Estação da Fontela", é uma interface ferroviária da Linha do Oeste, que serve a freguesia de Vila Verde, no concelho da Figueira da Foz (por enquanto...). O acesso é feito pela Rua da Vidreira, naquela freguesia figueirense.
* A estação possui uma linha de topo e duas vias de circulação, ambas com duzentos e setenta (270) metros de comprimento, com as plataformas a terem cento e noventa três (193) e cento e sessenta (160) metros de extensão, com a altura de trinta e cinco (35) e oitenta e cinco (85) centímetros.
A arquitetura desta estação é deveras diferente daquela a que estamos habituados. |
Como iria haver um cruzamento deu para se pormenorizar um pouco mais a infraestrutura ferroviária. |
* Embora o troço entre as Estações de Leiria e da Figueira da Foz da Linha do Oeste - na qual esta interface se integra - tenha sido aberto à exploração em 17 de Julho de 1888; esta estação só entrou ao serviço em 05 de Setembro de 1926, substituindo os apeadeiros de Fontela e de Santo Aleixo, que foram encerrados, existindo, nos nossos dias, um pequeno apeadeiro denominado por "Fontela-A", a sul da estação. Esta estação foi, logo de início, preparada para o transporte de passageiros, animais e veículos, nos regimes de Grande Pequena Velocidades, daí a existência da tal linha de topo e de uma balança ferroviária, que tenho dúvidas no seu atual funcionamento.
Sem comentários:
Enviar um comentário