* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE MOGOFORES", que é conhecida apenas por "Estação de Mogofores", é uma interface ferroviária de passageiros da Linha do Norte, que serve a freguesia homónima no concelho de Anadia, distrito de Aveiro. O seu acesso é efetuado pelo Largo da Estação.
* O troço entre as Estações de Estarreja e Taveiro, da linha do Norte - onde esta interface se insere - entrou ao serviço no dia 10 de Abril de 1864.
* Além de uma linha de reserva e outra de topo, possui três vias de circulação com 1903 (mil, novecentos e três), 1004 (mil e quatro) e 854 (oitocentos e cinquenta quatro) metros de extensão, tendo as duas gares 194 (cento e noventa quatro) e 180 (cento e oitenta) metros de comprimento, ambas com a altura de 55 (cinquenta e cinco) centímetros. Apresenta a classificação "D" da Rede Ferroviária Nacional.
* Só aqui fazem paragem os comboios regionais da operadora "Comboios de Portugal".
Vista pela lateral, na parte virada para as gares. |
O nome é esquisito...mas lá está ele, "Mogofores". Atente-se no símbolo da proprietária da infraestrura, a "Refer". |
Ora cá temos a verdadeira linha de topo...acabaram-se os carris! |
Passagem de uma composição "intercidades" à sua velocidade máxima permitida, duzentos quilómetros/hora Até parece que nos arranca do chão! |
O ex-libris da estação. Depósito de água, cujas porta e janela se encontram rebentadas. |
Subi ao viaduto pedonal. Vista de norte/sul. |
Do mesmo local, mas em sentido inverso! |
Ainda do mesmo local, fico à altura do depósito de água (o ex-libris). |
Dá para ver a diferença entre a linha de reserva e a via de circulação. |
Edifício ferroviário na parte voltada para os cais de embarque. |
Perspetiva da longa reta no sentido de norte/sul |
Na linha de reserva, o aparelho que serve de travão para as composições. |
Chegada à estação de uma UTE (unidade tripla elétrica) da série 2240 que aqui faz paragem. |
PK. 244,700 em plena área de embarque. |
Cem metros à frente da fotografia anterior, na extremidade da plataforma. |
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