quarta-feira, 17 de julho de 2013

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SOUSELAS!

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SOUSELAS", conhecida apenas como "Estação de Souselas", é uma interface da linha do Norte, que serve a freguesia homónima no concelho e distrito de Coimbra. O seu acesso é efetuado pela Rua dos Correios.
* O troço entre Estarreja e Taveiro da linha do Norte, no qual se insere esta interface, entrou ao serviço em 10 de abril de 1864.
* Possui três vias de circulação com comprimentos que variam entre os 358 (trezentos e cinquenta oito) e os 1039 (mil e trinta nove) metros; as gares possuem a extensão de 231 (duzentos e trinta um) e 235 (duzentos e trinta cinco) metros, com a altura de 40 (quarenta) e 50 (cinquenta) centímetros.
* Detem a classificação "E" da Rede Nacional Ferroviária. Possui uma linha de reserva e uma de topo; sendo que nas traseiras existem três vias eletrificadas que servem o entreposto cimenteiro anexo ao espaço ferroviário.
Ainda sem o sol nascer. Largo das bilheteiras da
Estação Ferroviária do Porto/Campanhã.
A iluminação contrasta com a escadaria em caracol!

Chegada da composição "intercidades", comboio número 520
que me havia de deixar em Aveiro e que saiu à hora prevista
(06h52). Quem viaja de comboios, pelos comboios e para os
comboios, qualquer hora é boa!

O termo da composição formada por seis carruagens
"corail", sendo uma "bar". Começa a despontar o
sol num autêntico dia primaveril!

Um agradecimento especial para o ilustre revisor que
me permitiu fazer a fotografia da carruagem onde viajei
antes da entrada de qualquer pessoa.
A iluminação dá uma certa beleza ao interior.

Já no destino, na companhia do meu mentor e engenheiro
ferroviário, Pedro Zúquete,que me tem acompanhado
nestas andanças, apesar de todos os seus afazeres. 

Made in France pour Paul Garnier.
L'heure exacte, huit heures e demi.
Nous sommes déjà in Souselas.

Balança decimal que serviu para pesar os volumes despachados
em pequena velocidade; algo que hoje nâo existe na
operadora ferroviária, o despacho de mercadorias nas estações.

Estava encerrada, sem rei nem roque!

Entrada para a "Cimpor" que é anexa à estação.
Podem-se ver vários vagões cimenteiros e um
locatrator que faz o transporte destes até à
estação, uma vez que o pequeno ramal não é
eletrificado.

Aparelho com dupla função: calço para travar e
dispositivo para mudança de linha. Encontra-se
na parte afeta à "Cimpor"

Esta passagem de nível devidamente automatizada,
apenas serve a ligação do pequeno ramal existente
entre a "cimenteira" e a estação.

Viaduto em ferro que serve a linha do Norte e fica
imediatamente antes da estação no sentido de
norte/sul.

...encontra-se assente em três pilares de granito.

Passagem de uma composição "alfa pendular" sobre o
mesmo (série 4000)

Passagem de nível eliminada que existia no PK. 225,363.

Após ter cometido uma "infração" , o viaduto ferroviário
fotografado do lado oposto e a ponte rodoviária que
substitui a travessia da passagem de nível!

A primeira (grande) surpresa do dia. Locomotiva da
série 335.003, marca "Vossloh" da operadora
"Comsa Rail", passando debaixo do viaduto rodoviário.

Dada a velocidade não houve tempo para os contar.
A composição era formada por vagões siderúrgicos
da espanhola "Tramesa".

Na cauda da composição,uma locomotiva idêntica que
ia a reboque, servindo para compensar o peso de
tração, infelizmente já sujeita aos "grafiteiros".

O edifício ferroviário na parte voltada para as gares de
embarque.

Pormenor curioso! As trepadeiras agarram-se a carris
colocados sobre o pequeno jardim.

Composição "intercidades" tracionada por uma
locomotiva elétrica "Siemens" da série 5600.
À esquerda da foto as vias que servem para
o aparcamento do material destinado à "Cimpor"

Claro que estas composições são "non stop".
 Aqui só param os regionais abelhéticos!

Parte onde as vias que servem o "ramal" cimenteiro
se unem à linha do Norte.

Totalmente grafitada a locomotiva elétrica da série 4700,
a número 4717, atravessa a estação...

...tracionando uma quantidade considerável de vagões
fechados de transporte de inertes, da série "His".

Locomotiva a diesel do operador "Takargo Rail", da série
6000 (a número 6007) vai passar pela estação... 

...tracionando uma quantidade razoável de vagões
carregados de toros de madeira (...de pau). Julgo
que eram doze.

Uma dupla de locomotivas elétricas da marca "Siemens"
da série "5600" que tracionavam uma enorme fileira...

...de vagões porta-contentores".

De ponta a ponta a composição ocupava todo o espaço físico
da estação, ultrapassando o comprimento das plataformas.

* E isto é só a primeira parte...

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