* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SOUSELAS", conhecida apenas como "Estação de Souselas", é uma interface da linha do Norte, que serve a freguesia homónima no concelho e distrito de Coimbra. O seu acesso é efetuado pela Rua dos Correios.
* O troço entre Estarreja e Taveiro da linha do Norte, no qual se insere esta interface, entrou ao serviço em 10 de abril de 1864.
* Possui três vias de circulação com comprimentos que variam entre os 358 (trezentos e cinquenta oito) e os 1039 (mil e trinta nove) metros; as gares possuem a extensão de 231 (duzentos e trinta um) e 235 (duzentos e trinta cinco) metros, com a altura de 40 (quarenta) e 50 (cinquenta) centímetros.
* Detem a classificação "E" da Rede Nacional Ferroviária. Possui uma linha de reserva e uma de topo; sendo que nas traseiras existem três vias eletrificadas que servem o entreposto cimenteiro anexo ao espaço ferroviário.
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Ainda sem o sol nascer. Largo das bilheteiras da
Estação Ferroviária do Porto/Campanhã.
A iluminação contrasta com a escadaria em caracol! |
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Chegada da composição "intercidades", comboio número 520
que me havia de deixar em Aveiro e que saiu à hora prevista
(06h52). Quem viaja de comboios, pelos comboios e para os
comboios, qualquer hora é boa! |
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O termo da composição formada por seis carruagens
"corail", sendo uma "bar". Começa a despontar o
sol num autêntico dia primaveril! |
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Um agradecimento especial para o ilustre revisor que
me permitiu fazer a fotografia da carruagem onde viajei
antes da entrada de qualquer pessoa.
A iluminação dá uma certa beleza ao interior. |
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Já no destino, na companhia do meu mentor e engenheiro
ferroviário, Pedro Zúquete,que me tem acompanhado
nestas andanças, apesar de todos os seus afazeres. |
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Made in France pour Paul Garnier.
L'heure exacte, huit heures e demi.
Nous sommes déjà in Souselas. |
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Balança decimal que serviu para pesar os volumes despachados
em pequena velocidade; algo que hoje nâo existe na
operadora ferroviária, o despacho de mercadorias nas estações. |
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Estava encerrada, sem rei nem roque! |
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Entrada para a "Cimpor" que é anexa à estação.
Podem-se ver vários vagões cimenteiros e um
locatrator que faz o transporte destes até à
estação, uma vez que o pequeno ramal não é
eletrificado. |
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Aparelho com dupla função: calço para travar e
dispositivo para mudança de linha. Encontra-se
na parte afeta à "Cimpor" |
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Esta passagem de nível devidamente automatizada,
apenas serve a ligação do pequeno ramal existente
entre a "cimenteira" e a estação. |
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Viaduto em ferro que serve a linha do Norte e fica
imediatamente antes da estação no sentido de
norte/sul. |
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...encontra-se assente em três pilares de granito. |
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Passagem de uma composição "alfa pendular" sobre o
mesmo (série 4000) |
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Passagem de nível eliminada que existia no PK. 225,363. |
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Após ter cometido uma "infração" , o viaduto ferroviário
fotografado do lado oposto e a ponte rodoviária que
substitui a travessia da passagem de nível! |
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A primeira (grande) surpresa do dia. Locomotiva da
série 335.003, marca "Vossloh" da operadora
"Comsa Rail", passando debaixo do viaduto rodoviário. |
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Dada a velocidade não houve tempo para os contar. A composição era formada por vagões siderúrgicos da espanhola "Tramesa". |
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Na cauda da composição,uma locomotiva idêntica que ia a reboque, servindo para compensar o peso de tração, infelizmente já sujeita aos "grafiteiros". |
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O edifício ferroviário na parte voltada para as gares de embarque. |
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Pormenor curioso! As trepadeiras agarram-se a carris colocados sobre o pequeno jardim. |
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Composição "intercidades" tracionada por uma locomotiva elétrica "Siemens" da série 5600. À esquerda da foto as vias que servem para o aparcamento do material destinado à "Cimpor" |
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Claro que estas composições são "non stop". Aqui só param os regionais abelhéticos! |
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Parte onde as vias que servem o "ramal" cimenteiro se unem à linha do Norte. |
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Totalmente grafitada a locomotiva elétrica da série 4700, a número 4717, atravessa a estação... |
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...tracionando uma quantidade considerável de vagões fechados de transporte de inertes, da série "His". |
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Locomotiva a diesel do operador "Takargo Rail", da série 6000 (a número 6007) vai passar pela estação... |
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...tracionando uma quantidade razoável de vagões carregados de toros de madeira (...de pau). Julgo que eram doze. |
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Uma dupla de locomotivas elétricas da marca "Siemens" da série "5600" que tracionavam uma enorme fileira... |
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...de vagões porta-contentores". |
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De ponta a ponta a composição ocupava todo o espaço físico da estação, ultrapassando o comprimento das plataformas.
* E isto é só a primeira parte... |
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