|
Fotografia tirada do viaduto pedonal que atravessa as
vias de circulação na parte afeta à Beira Alta, mostrando
o edifício da estação em toda a sua magnitude. |
|
Antigo edifício sede dos Bombeiros Voluntários, onde no
rés-de-chão funciona uma arrecadação e garagem de
viaturas pertencentes à autarquia. |
|
Como se pode verificar entrada para a biblioteca da
freguesia, que se localiza no andar superior do antigo
quartel dos Bombeiros Voluntários.
* É um importante centro ferroviário, conservando ainda, nos nossos dias, a sua estação ferroviária, de grande importância a nível nacional, onde se cruzam as linhas do Norte (entre Lisboa e Porto), da Beira Alta (entre Pampilhosa e Vilar Formoso) e o ramal da Figueira da Foz, via Cantanhede (que se encontra encerrado definitivamente, possuindo apenas circulação de mercadorias num curto espaço até à Valouro).
* Foi um centro importante na indústria cerâmica no início do século XX; porém esta indústria de barro extinguiu-se por completo e das grandes fábricas de outrora, hoje apenas subsistem ruínas.
* A maioria da sua população é oriunda de outros locais, pois desde o início do século XX - graças ao entroncamento das linhas de comboios, das empresas "Caminho-de-Ferro da Beira Alta" e "Caminhos de Ferro Portugueses" - registou-se um anormal crescimento populacional; tal ficando-se a dever à instalação de indústrias na zona, nomeadamente, cerâmicas, químicas, transformadoras de madeira que careciam de mão de obra.
* Empregando a linguagem ferroviária da época, no ano de 1947, consumou-se a fusão das duas companhias; se bem que, por esta altura a estação da Pampilhosa era a segunda mais importante do país.
Depois de 1974, progressivamente todas as antigas indústrias se extinguiram; porém um novo parque industrial foi construído, a partir de 1997, noutro local e noutros ramos industriais e comerciais.
* A Pampilhosa possui a palmeira mais alta da Europa.
* A Locomotiva BA61 (Beira Alta) a vapor, dos anos 20, exemplar único no mundo encontra-se nesta freguesia (mas em estado bastante degradado, em consequência das pilhagens de que tem sido alvo) num antigo armazém que se encontra sem qualquer proteção.
* No dia 09 de julho de 1985 a Pampilhosa é elevada à categoria de vila.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário