domingo, 9 de dezembro de 2012

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE COIMBRA-B!

* A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE COIMBRA-B", popularmente chamada por "Estação Velha", ´e uma plataforma ferroviária da Linha do Norte, com acesso pela Rua do Padrão  na freguesia de São Bartolomeu, localizando-se no PK. 217,294 daquela linha.
* Possui algumas linhas de topo, uma de reserva e cinco vias de circulação  com comprimentos que variam de quatrocentos (400) a duzentos e quarenta (240) metros, tendo as gares a extensão variável de duzentos e vinte três (223) a duzentos e noventa sete (297) metros e a altura de quarenta e cinco (45) a noventa e cinco (95) centímetros.  
* Esta interface entrou ao serviço no dia 10 de Abril de 1864, com a denominação de "Coimbra", em conjunto com o troço entre Estarreja e Taveiro da Linha do Norte, na qual se insere. De imediato começaram a ser realizados serviços mistos, ligando Coimbra a Vila Nova de Gaia e a Taveiro.
* Uma lei publicada em 26  de Janeiro de 1876 determinou que a Linha da Beira Alta deveria ter o seu inicio nesta estação; mas diversos problemas surgidos com este traçado, fizeram com que nova lei, esta de 23 de Março de 1878, modificasse o local de cruzamento para a Pampilhosa. Em contrapartida, a empresa responsável pela construção daquele caminho de ferro  deveria instalar um ramal desde esta estação ate ao centro da cidade (o atual ramal de Coimbra-B a Coimbra-A e Coimbra-Parque). No entanto, no ano de 1882, esta obra ainda não tinha sido começada, essencialmente devido aos conflitos entre a "Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses da Beira Alta" e o Estado Português. Posto isto desta forma, os direitos para a construção e gestão do Ramal de Coimbra foram passados para a "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses", que o inaugurou no dia 18 de Outubro de 1885.
* No mês de Janeiro de 2011, previa-se que fossem realizadas, pela Rede Ferroviária Nacional  (Refer), obras de conservação nos isoladores de secção e diagonais das catenárias  no interior desta interface, entre o primeiro e o quarto trimestre de 2012 (?) - aconselho a esperarem sentados, pois de pé cansam-se... 
Pequeno apeadeiro de Bencanta, localidade que pertence
`a freguesia de São Martinho do Bispo, `as portas
da cidade.

Numa das linhas de topo uma vagoneta de transporte
de material afeto `as vias e obras. Na linha de reserva
uma composição "UTE" da serie "2240" apelidadas
de "Lili Caneças". Ja  não existem  pintadas em
vermelho.

Estas composições são bastante usuais por estas bandas
pois fazem os comboios regionais e urbanos.

Nao tendo qualquer hipótese de locomoção, por não haver carril
este antigo furgão metálico "Sorefame" ficara como o
ex-libris ferroviário da estação. MAIS UMA VEZ
O AUTOR APELA A QUE NINGUÉM ANDE FORA
DAS PLATAFORMAS!

Uma vista geral do espaço ferroviário. Na esquerda, a .chamada torre de controle
e na direita parte dos dormitórios do pessoal, que ainda estão a ser usados.

A surpresa noturna. Uma automotora "Allan" da
serie 0350, a numero 0369, que chegou, manobrou
e iria fazer a linha do Oeste.

O material que nos ´e posto `a disposição, encontra-se
no estado que a foto documenta; muito embora tenha sido
flashada com alguma escuridão.
Enfim, nota-se a falta de material circulante...
* No final do ano de 2011 (em Dezembro), o Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários criticou as obras que, nessa altura, estavam em curso, nomeadamente as alterações na passagem desnivelada na zona sul, fazendo com que a travessia das vias se faça, apenas, num ponto e que não será, nem de longe nem de perto, o mais indicado para o atravessamento pedestre. (Enfim... decisões erradas que custam € ao erário publico).

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