quarta-feira, 24 de abril de 2013

MUSEU NACIONAL FERROVIÁRIO!

* O Museu Nacional Ferroviário, que adotou como patrono um ilustre percursor , Engenheiro  Armando Ginestal Monteiro, pretende dar a conhecer o passado, o presente e o futuro dos caminhos de ferro portugueses, indo à busca da história da tecnologia e ciência, bem como das mentalidades e economia que envolvem esta realidade ferroviária.
* Por outro lado, preocupa-se em apresentar as propostas de vanguarda, futuras soluções da ferrovia. É um museu de história e ciência, um museu vivo, em permanente atualização.
* Funciona no Complexo Ferroviário do Entroncamento, funcionando de terça a domingo das 14,00 às 17h30, sendo a visita acompanhada na Rotunda das Locomotivas às 14,00, 15,00, 16,00 e 17h00; podendo os bilhetes serem adquiridos na entrada do Museu. Para sessões fotográficas deverá ser solicitada a prévia autorização, visto que o material exposto não é público.

(Retirado da brochura "Entroncamento-Guia Turístico" edição da autarquia e que me foi amavelmente ofertado pela respetiva Junta (Posto) de Turismo.)
Locomotiva a vapor CP 003.
Esta série 1 a 4, até 1931 e depois 001 a 004; foi adquirida
pela "Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses";
destinando-se apenas aos serviços de construção de via e
manobras. Serviram em todas as estações da Grande Lisboa,
Entroncamento e Porto/Contumil. A série tinha como
alcunha "As Ratinhas".


Antiga carruagem de passageiros que foi transformada
em "Serviços Clínicos" ambulantes ao pessoal acidentado. 

Locotrator da série "1150", o número 1184, da marca
"Sentinel" e cujo motor era de fabrico "Rolls Royce".
Só foram retirados do serviço no ano de 2008.

Veículo motorizado de inspeção à via (Quadriciclo).

Quadriciclo a pedal,  com travão manual às quatro rodas.
Serviam para inspeção de pontes e via.

Locomotiva a vapor CP 042, de três rodas motrizes e que
não necessitava de tender.
(Série MD 81 e 82, até 1931, depois CPMD 2081 e 2082,
até 1952 e posteriormente CP 041 e 042). Foram fabricadas
na Bélgica em 19087, vindo a ser adquiridas pelos "Caminhos
de Ferro do Estado" para circularem nas linhas do Minho e
Douro, que possuiam um troço comum até Ermesinde,
inaugurado no ano de 1872. Em 20 de Maio de 1875, o
primeiro comboio chega a Braga,  levando a bordo o Rei
Dom Luiz e a Rainha Dona Maria Pia.
 Destinavam-se a comboios de passageiros entre o
Porto e Braga ou entre o Porto e Penafiel; tendo chegado a
efetuar comboios transvia entre o Porto e Aveiro.
Esta série apenas foi retirada do serviço no ano de
1976.  

Locomotiva a diesel número 1311.
(Esta série de início, DE201 a 212 e depois 1301 a 1312).
Foram fabricadas nos Estados Unidos da América pela
empresa "The Whitcomb Locomotive Company of Rochelle".
Entraram ao serviço da CP,  no ano de 1952, destinando a serviços
mistos (passageiros/mercadorias). Logo de início foram
usadas nas linhas do Norte e Oeste,  depois transitaram para
a Linha da Beira Baixa,. finalizando na zona sul do país.
Esta série tracionou as composições "Sud Espresso"
e "Lusitânia Expresso"; estiveram afetas aos depósitos
de Campolide (Lisboa), Entroncamento, Pampilhosa e Barreiro.
Toda a série foi abatida ao serviço em 1987.  

Locomotiva a diesel 1501.
(A série de início foi DE101 a 106 e DE1101 a 1106, até 1952,
posteriormente 1501 a 1512.)
Foram fabricadas nos Estados Unidos da América pela
empresa "Alco-American Locomotive Company" em 1949.
Foram, igualmente, as primeiras locomotivas a diesel de
grande linha que equiparam a empresa "Caminhos de
Ferro Portugueses". Vieram substituir as locomotivas
a vapor que faziam o percurso entre Lisboa e Vila Nova
de Gaia (Linha do Norte), cujo percurso era feito em
04h50. Prestaram também bons serviços nas Linhas
da Beira Alta, rebocando composições "sud expresso"
e "ibérica expresso" ou comboios de mercadorias de marcha
acelerada nas linhas do Norte e do Oeste.
Passaram depois da eletrificação destas linhas para a região sul
onde fizeram o "comboio sotavento algarvio". No fim da sua vida
útil ainda se encontravam a fazer composições transvias entre
o Barreiro e as Praias do Sado e comboios pesados de
mercadorias.    




Locomotiva a vapor CP 070, de três rodas motrizes e
que não usava tender.

(FIM)

"texasselvagem"


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