sábado, 20 de abril de 2013

O MUNDO FERROVIÁRIO DO ENTRONCAMENTO!

Locomotiva elétrica da série "2500" (a número 2501) - a
única que estou da série - e um locatrator da série "1150",
modelo "Sentinel". (Mais uma foto problemática)
Outra fotografia problemática...Duas carruagens do antigo
"sud expresso", A primeira "restaurante/bar" a segunda
"camas". 
Máquina niveladora de via do empreiteiro ferroviário
"Somafel"

Duas carruagens metálicas "Budd Company" que
julgo destinarem-se a integrarem o espólio museológico.
(Esta foi uma das fotos que deu polémica por parte
da "eficiente" funcionária que me acolheu no Museu) 
Locotrator da série 1100 (o número 1104) nas suas cores
originais e que integra o acervo do Museu Nacional Ferroviário.
Foi-me declarado que se encontra apto a circular.
Já andava cabisbaixo pela falta de comboios. O tempo não ia de feição para que me deslocasse à procura deles; mesmo sabendo que eles são todos iguais e cada vez há menos sítios onde os ver!
Não pretendo criar polémica...mas estou convicto que,
em termos de comprimento, como unidade simples, é
o veículo ferroviário mais longo. Atacadeira de via
modelo "Matisa" do empreiteiro "Somafel".
Embora não tivesse sido o destino previamente traçado, resolvi hoje, sábado dia 20, cumprir uma promessa já feita há algum tempo; dar um abraço e duas de cavaqueira com os "amigos do museu ferroviário" e calcorrear os meandros da Estação Ferroviária do Entroncamento, que me enche a alma. À parte um pequeno quipróquó surgido em plena tarde, na vista à "Rotunda das Locomotivas", única parte visitável do muito material histórico que por lá anda disperso; foi um dia que me irei lembrar por muito tempo, até pelo almoço!
Unidade múltipla elétrica da série 3400, que pertence aos
"comboios suburbanos do Porto" que terminou a sua
marcha, rumando ao depósito de Porto/Contumi 
Para terminar um sincero obrigado ao chefe da estação e aos seguranças e funcionários da "Refer" pelas facilidades com que me deixaram calcorrear o balastro e as travessas.
Estação de partida...Porto/Campanhã, vista geral da
frontaria virada para o Largo da Estação.
(vai continuar...)

Sem comentários:

Enviar um comentário