quinta-feira, 27 de junho de 2013

ALGUMAS IMAGENS DO PERÍMETRO FERROVIÁRIO DO ENTRONCAMENTO!

* Das várias passagens que tenho feito pela cidade ferroviária, esta última terá sido a menos proveitosa em termos de material circulante. O Museu Nacional Ferroviário Armando Ginestal Monteiro continua encerrado para obras de recuperação, apenas se encontrando visitável a "Rotunda das Locomotivas" espaço que já divulguei. Soube que o "comboio presidencial" se encontra lá, mas longe dos olhares do público; pelo menos não fui merecedor de uma informação mais ampla. Não havendo certezas...uma vez mais só funcionam as previsões...que dizem que o museu só reabrirá no final do ano em curso (se...).
* Embora vá dominando os meandros periféricos da infraestrutura, não ouso importunar as amizades que por lá tenho e que, possivelmente, me dariam para algumas ultrapassagens menos calculadas!
* Não me alongando mais, até porque já existem outras deambulações sobre o mesmo tema, pela minha parte, ficam algumas fotos, que eventualmente, algumas poderão ser já conhecidas por todos aqueles que fazem o favor de me seguirem através destas tecnologias.
Material que me diz que estou a ficar idoso, mas ao mesmo
tempo me causa alguma alegria por me lembrar a minha
juventude. Carruagem cama (a azul) e carruagem bar/
/restaurante (a metálica) ambas da CP e que já não fazem
qualquer serviço comercial.

O restauro irá ficar pelo triplo, atendendo à inoperacionalidade!
A locomotiva elétrica 2501 (série 2500) que se encontra naquele
local há mais de dois anos, sem ser sequer oleada ou limpa.
Nas traseiras temos um locatrator da série 1150, da marca
"Sentinel" com motores Rolls-Royce. Aguardam por
recuperação para integrarem o espólio museológico!

Dado o estado se ir degradando, este exemplar  (único?) de
um locatrataor da série 1050, encontra-se um pouco escondido
dos viajantes. Conta-se que venha a ser recuperado para
o acervo do museu!

Uma abelha-maia (série 2240) automotora tripla elétrica
que faz serviços "intercidades", como está escrito
nas respetivas cabinas de condução. As outras iguais,
mas com linhas longitudinais pretas fazem os regionais.
Nada tenho contra elas, a não ser o fato de não terem
separado os serviços prestados por cores; até porque já
existiram desta série em vermelho.

Duas irmãs gémeas. Locomotivas elétricas da marca
"Siemens", da série "4700" e que estão afetas à
CPCarga. Continuo a apelar para que não façam
isto! Não se desloquem pelas linhas, pois é proibido.
Faço-o ao abrigo de uma credencial e com um colete
refletor vestido. 

São já cinquentenárias, mas trabalham que se fartam.
O seu roncar deixa saudades. Locomotiva a diesel da
série 1400 (a número 1435) manobra diversos vagões.

Locotrator da série "1100" (o número 1104) que já
integra o acervo museológico, embora esteja a
descoberto. Estas são as cores originais, embora
tenham prestado serviço com outras tonalidades.

Duas carruagens de passageiros, compartimentadas, tipo
"Budd", metálicas de fabrico "sorefame". Também já
terminaram os seus dias. Encontram-se sem qualquer
proteção, o que é desagradável!

Sobre o viaduto pedonal que permite o atravessamento
das linhas em segurança, de norte para sul, com
algumas abelhas-maias (ou Lili Caneças)!

Automotora elétrica da série "5000" (alfa-pendular)
aproximando-se da estação, onde não efetuou
paragem.

Outra composição igual à anterior, mas em sentido
inverso. Também é "non-stop"!

O interior de uma carruagem "corail" do intercidades que
nos trouxe, ao Pedro até Aveiro e a mim até Porto/Campanhã.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário