terça-feira, 25 de junho de 2013

ROSSIO AO SUL DO TEJO!

A estação ferroviária de Abrantes, situa-se na antiga freguesia de
Rossio ao Sul do Tejo.

O Rio Tejo acompanha a Linha da Beira Baixa.
Fotografia tirada com a composição em marcha. 

A beleza paisagística deste trecho!

Represa em pleno rio.
* "ROSSIO AO SUL DO TEJO"  é uma antiga freguesia do concelho de Abrantes, com a área de 6,61 quilómetros quadrados e 2012 habitantes - recenseamento de 2011 - perfazendo a densidade populacional de 304,40 habitantes/quilómetro quadrado. É uma das três freguesias que incluem uma parte da cidade de Abrantes.
* Foi extinta no ano em curso, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, tendo sido agregada à freguesia de São Miguel do Rio Torto, formando a nova freguesia denominada por "União das freguesias de São Miguel do Rio Torto e Rossio ao Sul do Tejo".
* Esta antiga freguesia está situada no centro do concelho, sendo uma das três que não contatam com território que não seja pertença de Abrantes. Como vizinhos possui o Pego, a nordeste; São Miguel do Rio Torto, a sul e sudoeste e São João, a noroeste. Neste último limite - bastante estreito - é ribeirinha à margem esquerda do Rio Tejo (ver as imagens).
* É a 18.ª  freguesia do concelho em área, a 7.ª em população e a 2.ª em densidade demográfica.
* A sua fundação deu-se no ano de 1839, tendo como orago a Nossa Senhora da Conceição, sendo os seus habitantes chamados de "rossienses".
* Aqui funciona a fábrica e os lagares de azeite de Victor Guedes, que comercializa o famoso "Azeite Gallo". É também importante no meio ferroviário, por ser o local em que se separa a linha proveniente do Entroncamento; da freguesia parte a Linha do Leste com destino a Badajoz (Espanha) e a linha da Beira Baixa com destino à Covilhã.   

Sem comentários:

Enviar um comentário