sábado, 18 de maio de 2013

A BAIXA PORTUENSE OLHADA SOBRE CARRIS!

Ao  cimo o edifício autárquico.  O carro eletrico faz
a travessia longitudinal da Avenida dos Aliados
(ex-Avenida das Nações Aliadas)

CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO

* O atual edifício da Câmara Municipal do Porto foi projetado pelo arquiteto Correia da Silva, tendo a sua construção começado no ano de 1920. O projeto surgiu na sequência do plano de expansão do centro cívico que havia sido elaborado  pelo arquiteto inglês Barry Parker e aprovado no ano de 1916. A concretização deste plano levou à expansão para norte da Praça da Liberdade (ex-Passeio das Cardosas), abrindo-se a Avenida dos Aliados (ex-Avenida das Nações Aliadas) e a Praça do General Humberto Delgado (ex-Praça do Município).
* Apesar de ter sido iniciado naquele ano (1920), as obras de construção sofreram inúmeras interrupções (...algo a que não estamos habituados!), tendo sido introduzidas várias alterações ao projeto inicial, pelo arquiteto Carlos Ramos. Assim, os serviços camarários só se instalaram no novo edifício no ano de 1957 (coincidência...ano do nascimento do autor desta crónica!).
* O edifício é composto por seis pisos, uma cave e dois pátios interiores. A torre central, com setenta metros de altura, tem um relógio carrilhão - acessível por uma escada com 180 degraus. Os interiores, de mármore e granito, são ricamente decorados.
* A fachada de granito - retirado no início do século XX das pedreiras de São Gens e de Fafe - é decorada com uma dúzia de esculturas, da autoria de José de Sousa Caldas e Henrique Moreira e representa as diferentes atividades ligadas desde sempre ao Porto, como a viticultura, a indústria e a navegação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário