terça-feira, 7 de maio de 2013

SOBRE CARRIS, UMA VISTA PELA CIDADE PORTUENSE!

* Foi no domingo passado...assim começa o fado da nossa embaixatriz...mas, também foi no último domingo, enquanto a esposa foi assistir a uma sessão de fados cá pelo burgo; andando a minha pessoa com a moral astral em baixo, resolveu reviver tempos de infância!
* A "SOCIEDADE DE TRANSPORTES COLETIVOS DO PORTO, abreviadamente STCP" é a concessionária dos transportes coletivos dentro do concelho. Além de autocarros de várias espécies, simples, articulados e de dois pisos, possui em funcionamento diário três carreiras de carros elétricos, nas quais se pode viajar durante vinte e quatro horas, com a aquisição de um bilhete de oito euros.
* Essas carreiras são as seguintes:
LINHA  1: Infante/Massarelos/Passeio Alegre (acompanha toda a zona ribeirinha entre aquelas zonas);
LINHA 18: Circulação Massarelos/Carmo (via Hospital de Santo António) e,
LINHA 22: Circulação Carmo/Batalha (percorre toda a baixa tripeira).  
De um extremo a outro. Guarda-freio de costas.

Ao lado do guarda-freio, iniciando a íngreme subida
da Rua da Restauração, a dez quilómetros/hora.

Parado no semáforo (que não é nem vermelho nem
verde), vista do Rio Douro, Cais de Gaia e Marginal
de Vila Nova de Gaia. 

Ainda a aguardar a abertura do sinal e no interior
(plataforma) do carro que fazia a linha 18, nova
vista sobre o Rio Douro, a Alfândega e a zona
de Miragaia (Porto).

Não quero desprestigiar ninguém. Mas um carro elétrico
conduzido por uma guarda-freio tem mais passageiros!

Ora temos os comandos...aquilo que parece um volante
é tão-somente o freio manual. A correia do lado esquerdo
é para abrir a janela que é de subir e descer.

Antigo quiosque de forma otagonal, que agora serve
de posto de informação e venda para os circuitos
turísticos.

Pormenor de um dos três candeeiros com que é
feita a iluminação interior. Cada um usa três lâmpadas.

O carro elétrico número 131 tem 23 lugares sentados e
foi reconstruido no ano de 2007 nas oficinas de
Massarelos da própria STCP.

E aí o temos no fim da linha 22, na Rua Augusto Rosa
defronte do comando distrital da PSP (Polícia de
Segurança Pública). Em circulação diária este é o
veículo mais antigo.

Em plena Praça da Batalha uma pequena agradável...surpresa
Sessão fotográfica com noivas autênticas...

Também havia noivos, mas elas chamavam mais a atenção
dos passantes e dos viajantes.

Noivos, noivas e...figurantes!

Olá...o fotografo aproveitou-se da ocasião. Espero que
não me critiquem!

Para acabar tive direito a uma pose...Obrigado! Lá no
fundo está o fiscal. 

Outra surpresa...esta na Praça dos Leões. Exibição estudantil
junto da Faculdade de Ciências.

Heliporto em Massarelos, com direito a inquilino.

Encontra-se construído por cima do Rio Douro e é
compartilhado pelo "INEM" em emergências.

Já na linha 1, aproximando-se da Ponte da Arrábida,
onde é feito o cruzamento de veículos; pois a via é
única e nesta linha circulam dois veículos em
sentidos opostos.

Largo António Calém (zona do Fluvial), antigo quiosque
que servia de mictório, urinol ou mijatório público. Hoje
é apenas uma relíquia bem conservada. 

Fim da linha 1, no Passeio Alegre, todos os passageiros
saem para darem a volta ao veículo, que entretanto
também muda a barra de alimentação elétrica.

O carro elétrico 205 já partiu lotado. Tem ainda três lugares
(de pé) na frente ao lado do guarda-freio e dezasseis (também)
de pé) na retaguarda, seja na outra cabina de condução.

Longa reta, onde os veículos dão a sua velocidade máxima,
entre 40/45 quilómetros/hora, pois circulam em faixa
autónoma.

Atenção! Os monstros desceram à cidade, concretamente
à Alfândega Nova. Um mamute que nos saúda.

Sempre ouvi falar neles, mas só os conhecia dos filmes
do Steven Spielberg. Dinossauro que espreita algo!
(continua em próximos capítulos...)

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