quinta-feira, 22 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013, 2ª FASE, CAPÍTULO III

SANTUÁRIO DE SÃO TORCATO


O "SANTUÁRIO DE SÃO TORCATO" localiza-se no vale central da freguesia vimaranense homónima, desenvolvendo-se à sua volta toda a povoação.
* O templo é de estilo híbrido, tendo elementos clássicos, góticos, renascentistas e românicos; encontrando-se todo construído em cantaria de pedra de granito da região, considerando-se uma obra prima do neomanuelino. A construção ter-se-á iniciado em 1871, prolongando-se até aos dias de hoje (!) O gosto eclético nasce dentro do contexto da época, com predomínio de elementos decorativos  neo-românicos. As suas dimensões são deveras consideráveis.
* A fachada é constituída por duas torres e um corpo central. Em planta, o templo tem a forma de cruz latina. No seu interior encontra-se o corpo incorruto de São Torcato.
* No exterior do Santuário, existe um adro que possui no fundo - de frente para o Santuário - um parque enfeitado com frondosas tileiras e plátanos. Para se aceder a este Parque (a população chama-o de Parque do Mosteiro), utiliza-se uma enorme escadaria, que dá ligação ao templo. No mesmo parque pode-se encontrar dois coretos e duas grandes fontes de água.
Frontaria! Magnífico...

Enquanto Presidente da República, o Doutor Mário Soares
dignou-se fazer uma visita ao Santuário.

Outra homenagem...

O antigo Chefe de Estado, contra-almirante Américo de Deus
Rodrigues Thomaz também marcou presença.

Com uma venerada vénia...a sacristia!

Uma das torres fura por entre o arvoredo!

Vista parcial da parte lateral, vendo-se dois dos quatro
relógios existentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário