sábado, 3 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013, PARTE II

Placa histórica comprovativa de que as mercadorias
despachadas por via ferroviária estavam cobertas
pelo seguro. A companhia já nem existe!
Ora cá temos o depósito de água sem qualquer fuga.
Rotunda ou placa giratória. Foi-me informado que a
mesma está operacional (!)
Carruagem de passageiros de 3ª classe, pintada na cor azul.
Já a conheci apenas como um esqueleto! PARABENS!
Estou no interior da dita, que possui bancos de madeira,
por via das hemorróidas!
O edifício ferroviário na parte voltada para os cais de
embarque, hoje, ciclovia!
Sanitários, com os lava mãos (lavatórios) separados do
restante. Continuam a prestar relevantes serviços... 
Foi de fato uma passagem de nível sem cancelas.
Lá temos o célebre "PÁRE, ESCUTE E OLHE"
Em direção a Arco de Baúlhe, já na saída da estação, o
antigo canal ferroviário, agora transformado em ciclovia.
*  A "ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE CELORICO DE BASTO", que popularmente, apenas é chamada por "Estação de Celorico de Basto" foi uma interface da Linha do Tâmega (hoje totalmente extinta) que serviu o concelho homónimo do distrito de Braga.
A infraestrutura ferroviária de Celorico de Basto, na parte
voltada para a via pública. Já a conheci praticamente em
ruínas...hoje foi aproveitada para um posto de informações
e venda de artesanato. PARABENS!

* Os trabalhos de construção, no trecho entre Chapa (apeadeiro, Amarante) e Celorico de Basto, começaram em outubro de 1929. No ano de 1931, já se encontrava construída a casa para o pessoal .
* Esta interface foi inaugurada, sendo, de forma provisória, a estação terminal da Linha do Vale do Tâmega, em 20 de março de 1932, pela então "Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal". Para o transporte dos convidados, de várias entidades oficiais e particulares foram realizados dois comboios especiais; um deles desde Porto/São Bento até à Livração e outro desde aquela estação até Celorico de Basto.  Logo a seguir à inauguração, a estação passou a prestar serviços completos em pequena e grande velocidades, internos ou combinados.
* O troço seguinte da Linha do Vale do Tâmega (depois apenas Tâmega), até Arco de Baúlhe, veio a ser inaugurado em 15 de janeiro de 1949. No ano de 1990, foi encerrada a linha desde Amarante até Arco de Baúlhe, no qual esta interface se integrava.
* Nos nossos dias, em toda a extensão desde Amarante, que o leito da via se encontra transformada em ciclovia.









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