sexta-feira, 16 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - PARTE XIII

Embarcação de pesca artesanal. Esta encontra-se numa
rotunda em frente à praia, mas é do mesmo tipo das que
ainda labutam no mar.

Os pequenos acidentes pesqueiros. Nas redes vieram doze
golfinhos; quatro dos quais não sobreviveram. Embora
perdendo o peixe, os restantes oito foram salvos e
levados para alto mar.

Bem...não sei a quem contemplar! A viatura? A bela?
Talvez todo o conjunto!

PRAIA DE MIRA


* A "PRAIA DE MIRA" é uma vila e freguesia do concelho de Mira, com a área de 39,82 quilómetros quadrados e 3147 habitantes - recenseamento de 2011 - o que perfaz a densidade populacional de 79 habitantes/quilómetro quadrado.
* Esta praia é a única praia do Mundo com a "bandeira azul" durante mais de 25 anos consecutivos.
* Tem como orago a Nossa Senhora da Conceição.
* Uma das mais conhecidas referências de "Palheiros de Mira", data de 1875 que ao referir-se à sede do concelho diz que "está distante 6 quilómetros do oceano, tem estrada para palheiros de Mira, na praia do Mar e onde quase todos os habitantes são pescadores".
* Em meados dos anos 50 do século passado haviam mais de 600 construções em madeira. A grande originalidade deste aglomerado piscatório ou agrícola era ...isso mesmo, a sua arquitetura de madeira que - sem ser exclusiva da região completamente desprovida de pedra e com abundância de pinhais - adquiriu aqui a sua expressão mais pura, porque as casas chegavam a atingir dois e três andares, com dimensões não encontradas em outras praias, o que aconteceu até finais dos anos 60. A própria capela ainda existente junto ao mar, é de madeira, pintada de  azul e branco, sendo um dos principais "ex-libris" desta povoação.  

Sem comentários:

Enviar um comentário