domingo, 11 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - PARTE XI

P E N I C H E 

* "PENICHE" é uma cidade portuguesa , pertencente ao distrito de Leiria, que tem como orago o São Pedro. A sua fundação data do ano de 1609. A sua área é de 77,55 quilómetros quadrados, sendo os habitantes - pelo recenseamento de 2011 - de 27.753, o que vem a perfazer a densidade populacional de 357,87 habitantes/quilómetro quadrado. 
Vista parcial do porto de pesca e da marina de Peniche. 

Embarcações "salva-vidas" do ISN (Instituto de
Socorros a Náufragos), acostadas junto à marina. 
Vista parcial do forte de Peniche que fica
sobranceiro a uma das extensas praias.
Vastidão das suas praias rochosas e águas tranquilas!
Um pequeno cabo onde se pode ver um moinho de água.
Rochedos, areal e frequentadores...
Uma parte da fortificação, que nesta zona é chamada
por "portas de Peniche".
Sereia amarantina em rochedos, perto da costa.
Controlador de sereias com a atenção devida!

Edifício da delegação de Peniche e posto de socorro do ISN.

* O concelho é composto por seis freguesias, que são: Ajuda, Atouguia da Baleia, Conceição, Ferrel, São Pedro e Serra d'El Rei. O gentílico dos seus habitantes é "Penicheiro" ou mais popularmente "Penichense". O município é limitado a leste pelo município de Óbidos, a sul pela Lourinhã, a oeste e norte pelo Oceano Atlântico. A povoação foi elevada a vila no ano de 1609 e a cidade em 01 de fevereiro de 1988.
* A cidade de Peniche está localizada numa península com aproximadamente dez quilómetros de perímetro criada por um tômbolo. O extremo mais ocidental da península é o Cabo Carvoeiro; sendo que onze milhas a oeste se situa o arquipélago das Berlengas, que, hoje, é uma reserva natural onde se encontram espécies raras de flora, aves e peixes. A costa tem aspetos surprendentes e deslumbrantes, formada por imponentes rochedos, extensas e belas praias de banhos. 
* Durante muitas décadas, a principal atividade económica do concelho foi a pesca, cujo porto se situa na costa sul da península, sendo um dos principais de pesca portugueses.
* Encontra-se em estudo a hipótese de existirem fontes de energia não renovável nas águas de Peniche, sendo provável a exploração de petróleo ao largo da costa, dentro de poucos anos.
* A cidade é, também, conhecida pelas condições excelentes que possui para a prática de desportos náuticos, tais como, o "Surf", "Bodyboard" ou o mergulho.






Sem comentários:

Enviar um comentário