segunda-feira, 5 de agosto de 2013

FÉRIAS DE 2013 - PARTE V

ATOUGUIA DA BALEIA


* "ATOUGUIA DA BALEIA" é uma vila e freguesia do concelho de Peniche, com a área de 46,04 quilómetros quadrados e, pelo recenseamento do ano de 2011, com 8954 habitantes, perfazendo a densidade populacional de 194,50 habitantes/quilómetro quadrado. O seu orago é o São Leonardo.  

PORQUÊ ATOUGUIA?

* Quando no século XII Dom Afonso Henriques cede aos irmãos Corni estas terras, elas eram conhecidas por Tauria. O nome resulta da existência de grande número de touros selvagens nos bosques da região. No decorrer dos anos o nome foi sendo, progressivamente, modificado até chegar ao atual Atouguia.

PORQUÊ DA BALEIA?

* O primeiro documento conhecido onde aparece o sobrenome "da Baleia" é o Tombo de Albergaria e Confraria do Santo Espírito de  Atouguia, de 1507, onde se lê "Atouguia da Ballea", na linha 28 da primeira página. No ano de 1705, Frei Fernando da Soledade descreve na sua HISTÓRIA SERÁFICA CRONOLÓGICA DA ORDEM DE SÃO FRANCISCO DA PROVÍNCIA DE PORTUGAL que, no ano de 1526, deu à costa uma baleia, "no logar & sitio aonde chamado a Areia Branca e tinha de comprimento trinta côvados" e cuja corpulência "fazia vulto de hum navio de oytenta toneladas com a espadana da cauda ntendo aí vinte palmos de largura & na bocca lhe cabião dous homens de pé & muyto à sua vontade". Na igreja de São Leonardo pode ser vista uma costela petrificada de baleia de grandes dimensões.
* Considerando-se apenas a vila, esta terá permanentemente dois mil habitantes; no entanto existem outros núcleos populacionais importantes tais como: Casais Brancos, Bufarda, Coimbrã, Geraldes, Ribafria, São Bernardino, Reinaldes e Lugar da Estrada. É ainda de destacar a Consolação como núcleo turístico.
* A freguesia de Atouguia da Baleia tem como fronteiras, a norte, as freguesias da Ajuda e Ferrel; a este a freguesia da Serra d'El-Rei; a sul o concelho da Lourinhã e a oeste o oceano Atlântico.
* O relevo é o usual da região da Estremadura sendo plano junto ao mar e na parte final do rio de São Domingos e com pequenas formações montanhosas que não ultrapassam os cem metros de altura na zona interior opnde se inicia o Planalto das Cesaredas. É de notar  que, desde 1996, no vale do rio de São Domingos existe uma barragem homónima. 
* A norte do espigão da Consolação a costa marítima é arenosa formando uma baía até Peniche. Já a sul, a costa é constituída por arribas com cerca de 10 a 30 metros de altura, onde existem pequenas praias de areia, como a de São Bernardino e a do Porto Grande.
* As principais atividades económicas da freguesia são a agricultura e setor agro-industrial, a construção civil e os serviços. Uma parte significativa da população está também ligada à pesca no porto de Peniche.
* Na idade média chegou a ser um importante porto de mar bastante ativo, mas com o assoreamento da costa, perdeu essa posição para a vizinha Peniche, a atual sede do concelho
A legenda encontra-se na própria placa colocada
no jardim central da vila.

Sem comentários:

Enviar um comentário